O Bolsa Família é uma das ações mais importantes de combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. No entanto, desde seu retorno no início deste ano, a maneira de inscrição está gerando muitas dúvidas entre as famílias que desejam participar desse programa.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o Bolsa Família para te passar. Para que assim, você saiba qual é o passo a passo completo de como se inscrever no programa.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bolsa Família: confira o passo a passo de como se inscrever
Conforme mencionado acima, o programa Bolsa Família é muito importante para as famílias brasileiras de baixa renda. Isso porque, o programa tem como objetivo garantir o acesso a direitos básicos para essas famílias, tais como:
- Alimentação;
- Educação;
- Saúde;
- Assistência Social, entre outros.
Sendo assim, se você está interessado em se inscrever no Bolsa Família, basta seguir esse passo a passo para se tornar um beneficiário do programa, caso receba a aprovação.
1. Verifique se você se enquadra nos critérios do programa
Primeiramente, antes de iniciar o processo de inscrição, é fundamental verificar se você se enquadra nos critérios do programa. Dentre os principais, podemos citar:
- Famílias que possuem renda per capita de até R$218;
- Possuir crianças e jovens de 0 a 18 anos incompletos;
- Estar devidamente cadastrado no CadÚnico;
- Não possuir condições de se sustentar sozinha.
2. Procure o responsável pelo programa no seu município
Ademais, para se inscrever no Bolsa Família, é necessário procurar o responsável pelo programa no seu município.
Sendo assim, na maioria das vezes o responsável é o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Além disso, é importante levar consigo os documentos de todos os membros da família, como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e;
- Comprovante de renda.
3. Realize o cadastro no CadÚnico
Então, o próximo passo é realizar o registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse cadastro é fundamental para que a família possa ter acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família.
Dessa maneira, durante o cadastro, é necessário informar dados pessoais, de residência e de renda de todos os membros da família.
4. Aguarde a avaliação da sua situação
Após realizar o cadastro no CadÚnico, é necessário aguardar a avaliação da sua situação pela equipe responsável.
Dessa forma, a avaliação leva em consideração as informações que você forneceu no cadastro, bem como os critérios de renda e composição familiar.
5. Acompanhe a resposta através do extrato do Bolsa Família
Por fim, para saber se a família conseguiu a aprovação para receber o benefício do Bolsa Família, é importante acompanhar o extrato do programa.
Para isso, é necessário que o beneficiário consulte este extrato no site da Caixa Econômica Federal, no aplicativo Bolsa Família ou nos equipamentos de atendimento da Caixa.
Assim, caso a família seja selecionada, ela receberá um cartão com um número de identificação social, que será utilizado para sacar o benefício.
Agora que você já sabe o passo a passo de como se inscrever no Bolsa Família, coloque essas dicas em prática e se inscreva para receber o benefício!