Cerca de 3,75 milhões de pessoas no Brasil já podem usar uma poupança digital da Caixa para movimentar o Bolsa Família. É portanto algo semelhante com o que acontecia até pouco tempo atrás com o dinheiro do Auxílio Emergencial.
O próprio Ministério da Cidadania é o autor desses dados. Ainda de acordo com a pasta, neste mês de fevereiro, quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) começando em 3, 4 e 5 também vai poder começar a usar essa nova forma de pagamento.
De acordo com o Ministério, a ideia é oferecer essa possibilidade para até cerca de nove milhões de famílias até o final do próximo mês de março. É portanto uma maneira de tentar facilitar a vida desse beneficiário.
Pelo aplicativo do Caixa Tem, as pessoas poderão realizar transferências e pagamentos de contas. Especialistas dizem que isso é o ideal a se fazer sobretudo neste momento. Isso porque se você faz pagamentos em casa, não precisa enfrentar aglomerações em bancos ou casas lotéricas.
Quem não sabe usar a internet, não precisa se preocupar. Isso porque a criação da conta digital não acaba com as formas antigas de pagamentos. Assim, você vai poder seguir realizando os saques como faz normalmente até hoje.
Conta digital
O Ministério informou que está fazendo a produção das contas de forma lenta justamente para evitar erros. No último mês de dezembro, aliás, eles abriram 1,5 milhão de contas para uma parte dos beneficiários do programa.
Logo depois, eles criaram mais 2,2 milhões de contas do Bolsa Família já neste mês de janeiro de 2021. Assim, eles já somam 4,7 milhões de contas. Vale lembrar que eles criam essas contas automaticamente. Então o trabalhador não precisa solicitá-las.