Recentemente, a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, informou que um total de 8 milhões de beneficiários de programas sociais terão acesso a um cartão de débito do banco. A saber, o anúncio foi feito em um evento que comemorou os 100 dias de sua gestão.
Sendo assim, após uma análise feita pela instituição financeira ficou determinado que 7,6 milhões dos 21,19 milhões de beneficiários de programas sociais não possuíam o cartão com a funcionalidade débito. “Assim, a Caixa vai doar os cartões de débito para as famílias beneficiárias de programas sociais que não têm cartões com essa funcionalidade”, informou Maria Rita Serrano.
Dessa forma, o cartão de débito permitirá que os beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e Vale-Gás realizem compras, paguem contas e também possam fazer transferências pelo WhatsApp. Assim, para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, essa medida ajudará a promover a inclusão bancária da população mais vulnerável do país. Além disso, reduzir as filas nas agências.
“Quando falamos de Bolsa Família, falamos de extrema pobreza. São pessoas que têm dificuldade para se deslocar às agências mais distantes e aos mercados em outras cidades. Os novos cartões de débito representam dinheiro circulando a nível local. São R$ 14 bilhões todos os meses circulando em todo o país”, destacou Wellington Dias.
Novo cartão e o aplicativo Caixa TEM
Antes de mais nada, a novidade anunciada pela Caixa deve auxiliar bastante o dia a dia dos beneficiários de programas sociais. No entanto, vale lembrar que atualmente, já é possível movimentar os recursos de programas sociais por meio do aplicativo Caixa TEM, que está disponível para aparelhos Android e iOS.
É importante frisar que o Caixa TEM é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal que tem como objetivo facilitar o acesso de milhões de brasileiros aos benefícios sociais e programas governamentais. Entre eles, destacam-se o Bolsa Família, Vale Gás, seguro desemprego, entre outros. Com isso, através do Caixa Tem, os usuários podem receber e movimentar o dinheiro repassado em suas contas de forma digital, ou seja, sem a necessidade de ir até uma agência bancária.
Do mesmo modo, o aplicativo permite fazer transferências, pagamentos, consultas de saldo, bem como possibilitar a compra de produtos e serviços por meio de QR code, gerado de forma bastante simples. Além disso, também destaca-se como vantagem do Caixa TEM a facilidade para que os usuários possam sacar em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, sem precisar de um cartão físico. Nesse caso, basta gerar um código no aplicativo e digitar no caixa eletrônico, juntamente com a senha do aplicativo.
Sobre os investimentos da Caixa Econômica Federal
Na ocasião proposta, Rita Serrano anunciou também alguns investimentos em cultura. Sendo assim, a presidenta da Caixa informou que a instituição abrirá um edital de R$ 30 milhões voltados para projetos dos centros Caixa Cultural durante os anos de 2023 e 2024.
“Voltamos a investir nos projetos, reaquecendo o setor cultural, gerando emprego e renda com uma programação plural, valorizando nossa tradição e história. A promoção do acesso à cultura é uma ação de preservação da identidade dos brasileiros e estamos resgatando esse valor tão importante para o país”, pontuou Rita Serrano.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também estava presente no evento promovido pela Caixa e elogiou a medida. “A cultura é um fenômeno de transformação, de emancipação social e de desenvolvimento social para o nosso povo”, continuou.
Não perca também: Nova carteira de identidade já pode ser solicitada em 12 estados!