Infelizmente, o Bolsa Família bloqueado é uma realidade diária para muitas pessoas, especialmente agora, visto que o programa está passando por um novo pente fino.
Contudo, existem algumas atitudes que os beneficiários podem tomar para resolver a situação e voltar a ter acesso ao benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para que você saiba o que fazer se está passando por esse problema.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bolsa Família bloqueado: veja o que fazer
O Programa Bolsa Família é uma iniciativa do Governo Federal que visa combater a pobreza e promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade. No entanto, muitas pessoas podem se deparar com a suspensão ou bloqueio do benefício em determinados casos.
Desse modo, se esse é o seu caso, confira abaixo algumas orientações sobre o que fazer para resolver o problema:
1. Entenda o motivo do bloqueio
Primeiramente, para resolver o bloqueio no Bolsa Família, é necessário compreender o motivo do corte. Em geral, as situações mais recorrentes incluem:
- Descumprimento das condicionalidades do programa;
- Atualização cadastral pendente;
- Inconsistências nos dados informados ou;
- Suspeitas de irregularidades no recebimento do benefício.
Sendo assim, verifique se você possui alguma dessas situações e esteja preparado para apresentar os documentos necessários para comprovação.
2. Faça a atualização cadastral
Bem como visto, uma das principais razões para o bloqueio do Bolsa Família é a falta de atualização cadastral. Dessa maneira, é fundamental manter todas as informações sobre a família, como endereço, composição familiar e renda atualizadas junto à gestão do programa.
Assim, caso seu benefício tenha sido bloqueado por essa razão, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e solicite a atualização do cadastro.
3. Regularize a situação do descumprimento de condicionalidades
O Bolsa Família exige que as famílias cumpram algumas condicionalidades, como:
- Frequência escolar mínima das crianças;
- Acompanhamento do desenvolvimento infantil e;
- Atualização da carteira de vacinação.
Dessa forma, caso seu benefício sofra corte por não atender a essas obrigações, procure imediatamente a escola e/ou o posto de saúde para regularizar a situação e obter os comprovantes necessários para reverter o bloqueio.
4. Verifique possíveis inconsistências nos dados
Além disso, outro motivo comum para o bloqueio do Bolsa Família é a identificação de inconsistências nos dados informados. Desse modo, pode ser que haja alguma informação errada no cadastro.
Nesse caso, entre em contato com o gestor do programa ou vá até o CRAS para corrigir as informações necessárias e garantir o desbloqueio do benefício.
5. Contestação do bloqueio
Por fim, caso você julgue que o bloqueio foi injusto ou baseado em informações equivocadas, é possível realizar uma contestação. Para isso, reúna todos os documentos que comprovem sua situação e procure o CRAS do seu município para dar início ao processo de contestação do bloqueio.
No entanto, é importante lembrar que os beneficiários têm um prazo de 30 dias para fazer a contestação do bloqueio.
Agora que você já sabe o que fazer em caso de Bolsa Família bloqueado, siga as orientações para resolver o problema e voltar a receber o benefício!