Infelizmente, o Bolsa Família bloqueado é a realidade de muitas famílias atualmente. Isso ocorre devido às análises minuciosas que o Governo vem fazendo nos cadastros do CadÚnico desde o início deste ano, quando o programa retornou.
Dessa maneira, é importante saber o que fazer para resolver essa situação, e, para que você tenha todas as respostas que precisa, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bolsa Família bloqueado? Veja como resolver
O Bolsa Família é um programa social que o Governo Federal criou com o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade. No entanto, muitas vezes os beneficiários enfrentam problemas como o bloqueio do benefício.
Dessa forma, se você está enfrentando essa situação, não se preocupe, siga as orientações abaixo para resolver esse problema:
Entenda o motivo do bloqueio do Bolsa Família
Anteriormente à busca de uma solução, é importante entender o motivo pelo qual seu Bolsa Família foi bloqueado.
Existem várias razões que podem levar a isso, como:
- Falta de atualização cadastral;
- Renda familiar ultrapassando os limites estabelecidos;
- Inconsistências nas informações fornecidas, entre outros.
Verifique sua situação
Então, o primeiro passo é verificar a situação do seu cadastro no Programa Bolsa Família. Para isso, acesse o sistema do Cadastro Único e informe seus dados pessoais.
Assim será possível verificar se há alguma pendência ou irregularidade que tenha levado ao bloqueio do benefício.
Atualize seu cadastro
Se a causa do bloqueio for algum problema cadastral, é necessário realizar a atualização do seu cadastro.
Dessa maneira, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e solicite a atualização dos dados.
Ademais, não se esqueça de levar consigo os documentos necessários, como:
- RG;
- CPF e;
- Comprovantes de endereço e de renda.
Verifique se a renda familiar se encaixa para o Bolsa Família
No entanto, caso o bloqueio seja devido à renda familiar ultrapassar os limites do Bolsa Família, é importante verificar se há algum erro na informação ou se houve alguma mudança nas condições financeiras da família.
Sendo assim, caso constate algum erro ou mudança, procure o CRAS para fazer a devida correção ou atualização.
Regularize eventuais pendências
Porém, se o bloqueio do Bolsa Família se deu por pendências junto a outros órgãos, como a Secretaria de Educação, por exemplo, será necessário regularizar a situação.
Dessa forma, procure o órgão responsável pela pendência e resolva-a o mais rápido possível.
Agende um atendimento no CRAS
Caso não identifique nenhum problema no cadastro ou nas condições de renda da família, é recomendável agendar um atendimento no CRAS para esclarecer a situação do bloqueio.
Assim sendo, durante o atendimento, explique sua situação e forneça todos os documentos necessários. O técnico responsável irá analisar o caso e orientar sobre as medidas necessárias a serem tomadas.
Fique atento aos prazos
Por fim, é importante respeitar os prazos do programa para evitar problemas futuros. Portanto, mantenha-se informado sobre as datas de atualização cadastral e outras obrigações estipuladas.
Desse modo, você evita o bloqueio do benefício e mantém a assistência financeira para sua família.
Agora que você já sabe como resolver Bolsa Família bloqueado, siga as orientações para que possa contar com o benefício novamente!