Um grande alerta aos titulares que tiveram o Bolsa Família bloqueado no mês passado: eles terão até 16 de junho para providenciar a atualização do cadastro. A saber, esse é o caso de mais de 1,2 milhão de beneficiários que receberam, em abril, a seguinte mensagem via SMS:
“MDS INFORMA – Se você mora sozinho(a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo.”
Saiba abaixo o que fazer se você recebeu esta mensagem e seu Bolsa Família está bloqueado desde abril. Confira o passo a passo para desbloquear o benefício e entenda o que diz o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de transferência de renda.
Quem teve seu benefício do Bolsa Família bloqueado?
“Elas [pessoas com parcelas bloqueadas em abril] entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são realmente unipessoais”, pontua o Ministério do Desenvolvimento de Assistência Social.
O foco da nova fase da revisão incide, assim, nos titulares que vivem sós e inscritos no último semestre do ano passado, num período em que se registou uma entrada recorde das chamadas famílias unipessoais.
“O ministro Wellington Dias ressalta que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal e que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais”, informou o MDS em nota.
Como desbloquear o Bolsa Família?
Antes de mais nada, o desbloqueio para os parcelados do programa não é automático, pois é necessário ir direto a agência de atendimento do município. Confira abaixo o passo a passo do governo federal.
Primeiramente, é possível verificar o aplicativo Bolsa Família, que exibirá a seguinte mensagem caso esteja bloqueado:
Quem mora sozinho e teve benefício bloqueado
- Antes de tudo, organize sua documentação pessoal e vá até o posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) do seu município;
- Informar, em seguida, que deseja atualizar o cadastro e assinar o termo obrigatório em que declara que continua morando sozinho;
- Após realizar o procedimento, aguarde a liberação das parcelas, que eventualmente serão quitadas.
Para o cidadão que mora com a família, mas segue cadastrado como unipessoal?
“Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal não deve procurar o posto de atendimento agora”, pontua o MDS.
Sendo assim, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro através do aplicativo do CadÚnico (Cadastro Único):
- Primeiramente, acesse o app;
- Depois, entre em “consulta completa” e selecione a opção “cancelar o cadastro”.
“A pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa”, continua a explicação do MDS.
Confira quando serão pagas as próximas parcelas do Bolsa Família
O calendário do Bolsa Família de maio ainda está em vigor e os beneficiários estão recebendo seus repasses seguindo o número final do NIS. Nesse sentido, no decorrer do ano, conforme o calendário oficial divulgado, as datas serão:
- Bolsa Família de Maio – pagamentos estão sendo liberados de 18 a 31/05, dependendo do NIS do titular;
- Pagamento de Junho – De 19 a 30/06;
- Pagamento de Julho – De 18 a 31/07;
- Pagamento de Agosto – De 18 a 31/08;
- Pagamento de Setembro – De 18 a 29/09;
- Pagamento de Outubro – De 18 a 31/10;
- Pagamento de Novembro – De 17 a 30/11;
- Pagamento de Dezembro – De 11 a 22/12.