O governo federal sinaliza a todo momento que vai manter o pente fino nos cadastros do Bolsa Família, para garantir o repasse a quem de fato atenda os critérios do programa social.
Assim, inevitavelmente, muitos brasileiros tiveram o Bolsa Família bloqueado e ficam aflitos por informações para saber se é possível retomar o repasse.
Se essa é a sua dúvida, saiba que este conteúdo foi criado especialmente para você.
Boa leitura!
Pente fino do Bolsa Família
Em primeiro lugar, é preciso explicar que a mais nova revisão nos cadastros do Bolsa Família tem como foco aqueles que se declararam como unipessoais no período eleitoral de 2022.
Em resumo, são aqueles que sinalizaram morar sozinhos, ou seja, a popular “família de uma pessoa só”.
No entanto, muita gente usou de má fé e fez a declaração mesmo morando com outras pessoas, apenas com o objetivo de acumular benefícios.
Assim, o governo decidiu fazer uma varredura para retirar quem não comprove a referida situação.
Portanto, é necessário deixar claro que aqueles que efetivamente sejam unipessoais, não precisam se preocupar, pois, neste caso, desde que comprovada a situação, o benefício não será suspenso.
Bolsa Família bloqueado
Em algumas situações, o que pode ter acontecido também é que algumas pessoas podem ter se cadastrado em anos anteriores na categoria unipessoal. E agora, esse beneficiário pode estar vivendo com outras pessoas e, com isso, ter o Bolsa Família cancelado.
Sendo assim, as pessoas que tiveram o recebimento bloqueado têm até 60 dias para comprovar informações pessoais e regularizar a situação para voltar a receber.
“Uma vez que a pessoa está com o benefício bloqueado, se ela deixa de cumprir este prazo de 60 dias, pode ter o benefício cancelado. Uma vez cancelado, a gente não consegue resgatar. Tem que iniciar do zero um novo cadastro, caso a pessoa tenha mudado a situação dela”, explicou Marcela Reis Severino, secretária de Políticas Sociais.
Vou voltar a receber?
Após a regularização, há uma recomposição do Bolsa Família de forma retroativa.
“Se a pessoa teve o benefício bloqueado em março ou abril, ela vai ter essa parcela recomposta dentro do benefício. […] Ela vai ficar mais tranquila, fazer a atualização dos dados, procurando a unidade básica de atendimento mais próxima do território, levando toda a documentação. Vai assinar um termo onde vai declarar que, realmente, a situação dela não mudou e ela ainda mora sozinha”, completou Marcela Reis.
Por fim, se realmente o beneficiário agora está morando em uma casa com mais pessoas, ele pode cancelar o cadastro e refazê-lo, com a inclusão dos outros membros da família.
Confira ainda: Notícia IMPORTANTÍSSIMA para os inscritos no CADASTRO ÚNICO acaba de sair
Documentos necessários para a atualização
Anote aí o que precisa providenciar para regularizar o seu Bolsa Família:
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência;
- Quem mora sozinho, deve assinar um termo para confirmar essa condição.
Então, não deixe para depois e procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.
Veja também: Melhor notícia, VALE GÁS EM DOBRO garante R$ 110 na mão!