A rodada de pagamento do Bolsa Família do mês de outubro está prestes a começar. Então, nessa etapa é comum que os beneficiários consultem os aplicativos para confirmar o valor que irão receber na rodada.
No entanto, diversos cidadãos se depararam com uma mensagem de benefício bloqueado por averiguação e ficaram sem entender.
Siga a leitura para ter os esclarecimentos necessários.
Quando o Abono Natalino do Bolsa Família será pago?
Bolsa Família bloqueado para averiguação
Diversos brasileiros estão reportando a mensagem da imagem seguinte ao acessar os dados do Bolsa Família.
Como se observa, tem relação com os cadastros de unipessoais no programa de transferência de renda.
A saber, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), planeja seguir com a revisão dos dados registrados no Cadastro Único. Em especial, a averiguação cai sobre o grupo dos unipessoais, ou seja, aqueles que declaram que moram sozinhos.
Isso porque a maior parte dos cadastros que estão sendo investigados na verdade recebem o benefício de forma irregular, isto é, famílias inscritas como unipessoais efetivamente moram com outros beneficiários.
Sendo assim, o governo dividiu esse grupo da seguinte forma:
- Público 1 – Família unipessoais do Bolsa Família com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre agosto e dezembro de 2022;
- Público 2 – Família unipessoais com os dados incluídos ou atualizados no CadÚnico entre junho e julho de 2022;
- Público 3 – Família de unipessoais com dados inseridos ou atualizados no Cadastro Único entre março e maio de 2022;
- Público 4 – Família unipessoais do Bolsa Família com dados incluídos ou atualizados no CadÚnico entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022;
- Público 5 – Família unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único até outubro de 2021.
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Meu benefício está bloqueado, e agora?
As famílias que tiveram a parcela de outubro bloqueada para saque devem ficar atentas ao prazo para evitar o cancelamento do Bolsa Família.
Vale destacar que os prazos foram atualizados pelo MDS por meio de uma instrução normativa publicada em junho, que definiu o seguinte cronograma para os cancelamentos do Bolsa Família:
- Público 1 – Família deve regularizar o cadastro até 16 de junho de 2023;
- Público 2 – Família deve regularizar o cadastro até 11 de agosto de 2023;
- Público 3 – Família deve regularizar o cadastro até 15 de setembro de 2023;
- Público 4 – Família deve regularizar o cadastro até 13 de outubro de 2023;
- Público 5 – Família deve regularizar o cadastro até 10 de novembro de 2023.
Por fim, uma vez realizada a atualização do cadastro com a prestação das devidas informações, se a família seguir dentro das regras do programa, o pagamento será normalizado e o beneficiário terá direito aos valores retroativos.
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