Através do Governo Federal juntamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o Bolsa Família realiza mensalmente a liberação de R$ 600, pelo menos, para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica no Brasil. Nesse sentido, alguns dos beneficiários devem, neste mês, atualizar o cadastro para garantir o repasse.
É importante deixar claro que, esse processo de atualização está sendo feito desde março através da checagem dos dados informados durante a realização do Cadastro Único (CadÚnico). Com isso, as famílias têm recebido visitas de agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Quem terá a visita do Bolsa Família?
Antes de tudo, o Ministério do Desenvolvimento pontua que, serão visitadas as famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que são suspeitas de cometer fraude durante a inscrição. Por esse motivo, é necessário que o beneficiário se atente na hora de conferir se as informações prestadas condizem com a realidade de sua família.
Em suma, a finalidade do Governo Federal é manter os dados atualizados, garantindo assim, que as famílias que realmente precisam do benefício, recebam os pagamentos mensais.
Do mesmo modo, a atualização do cadastro pode detectar ainda novas necessidades dos beneficiários que podem acabar sendo incluídos em demais programas do Governo Federal. Afinal de contas, o CadÚnico é a base de informações unificada utilizada para essa seleção.
Outro detalhe é que esse processo pode ser realizado de forma voluntária pelo beneficiário. Dessa forma, ele deverá comparecer até o CRAS mais próximo de sua residência e efetuar essa atualização.
Ademais, a apresentação dos novos dados pode ser realizada somente pelo titular do benefício, que deve comparecer com um documento com foto. E também, ele deverá levar o CPF dos demais integrantes da família que fazem parte do benefício.
Calendário Bolsa Família de Outubro
Observa-se, portanto que, esse processo garante que o recebimento do Bolsa Família não seja suspenso. Em outubro, aliás, o novo calendário já foi divulgado. Confira:
- Número do NIS de final 1: dia 18 de outubro
- Número do NIS de final 2: dia 19 de outubro
- Número do NIS de final 3: dia 20 de outubro
- Número do NIS de final 4: dia 23 de outubro
- Número do NIS de final 5: dia 24 de outubro
- Número do NIS de final 6: dia 25 de outubro
- Número do NIS de final 7: dia 26 de outubro
- Número do NIS de final 8: dia 27 de outubro
- Número do NIS de final 9: dia 30 de outubro
- Número do NIS de final 0: dia 31 de outubro
Bloqueios dos pagamentos podem ocorrer em alguns casos
Acima de tudo, além de compreender os processos que envolvem o Bolsa Família, devemos estar atento às situações que podem levar ao bloqueio do benefício.
Diante disso se você fizer o seu cadastro no CadÚnico sem considerar a inclusão de todos os membros da sua família, é possível que, em algum momento isso resulte em uma inconsistência no sistema.
Por consequência, esse fato pode haver o bloqueio do seu cadastro, até que você regularize a situação e atualize os dados e garantindo que todas as informações sejam verídicas e corretas.
Além disso, é muito importante se lembrar de apresentar informações verídicas, até porque, cedo ou tarde o benefício pode ser bloqueado. Nesse sentido, dependendo do motivo do bloqueio, até mesmo o cancelamento poderá acontecer.
Então, se sua família está elegível ao programa, não existe motivo para apresentar informações falsas que podem desencadear punições e bloqueios.