Alguns beneficiários do programa Bolsa Família receberam um alerta preocupante em seus aplicativos. Isso porque existe o risco de bloqueio nos pagamentos de alguns benefícios, o que pode deixar muita gente sem nenhuma renda no mês de setembro. Vale lembrar que, após o bloqueio, os cidadãos que recebem o valor deixam de receber já na próxima rodada de pagamentos.
Por isso, é fundamental entender o que pode levar ao bloqueio do pagamento do Bolsa Família ainda em setembro, além de agilizar o processo de correção.
Qual o motivo do bloqueio?
Mensagens no aplicativo do Bolsa Família alertam para a possiblidade de bloqueio nos pagamentos do programa. Por isso, alguns beneficiários ficaram surpresos e apavorados. Contudo, é importante reforçar que há solução para esse problema e que os cidadãos afetados podem efetuar as correções ainda hoje.
O alerta indica uma suspensão temporário nos pagamentos por 30 dias. Isso quer dizer que, caso seja efetuada, o beneficiário fica sem o pagamento de setembro. O calendário de pagamentos já tem data definida e começa nos próximos dias.
A retirada dos pagamentos fazem menção à falta de frequência escolar ou atendimentos médicos recorrentes necessários, como a falta de pesagem ou de vacinas atrasadas no cartão de vacinação de menores e também de titulares maiores de idade. Vale ressaltar que, desde o início do ano, o governo estipulou como regra a frequência escolar dos menores de idade, além do acompanhamento médico frequente, nas redes de apoio do SUS, em especial na questão da vacinação.
A notificação do sistema aponta a seguinte frase: “o seu benefício foi bloqueado porque alguém da sua família faltou a escola mais do que o permitido em junho ou julho de 2023, alguma criança estava com vacina atrasada, não acompanhou o peso e altura ou alguma gestante não fez o pré-natal no semestre passado.”
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
Diante disso, é importante entender o calendário de pagamentos para que você fique ciente se ainda pode recuperar o valor bloqueado. Isso porque, ao haver o bloqueio, o beneficiário do Bolsa Família sai da folha por 30 dias. Vale ressaltar que o calendário de setembro não vale para os beneficiários afetados pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Essas pessoas receberão o valor em uma data também já definida.
Confira, abaixo, calendário do Bolsa Família:
- 18 de setembro: NIS final 1;
- 19 de setembro: NIS final 2;
- 20 de setembro: NIS final 3;
- 21 de setembro: NIS final 4;
- 22 de setembro: NIS final 5;
- 25 de setembro: NIS final 6;
- 26 de setembro: NIS final 7;
- 27 de setembro: NIS final 8;
- 28 de setembro: NIS final 9;
- 29 de setembro: NIS final 0.
Para os beneficiários afetados pelo ciclone no Rio Grande do Sul, o pagamento acontecerá exclusivamente no dia 18 de setembro, independentemente do dígito final do NIS desses cidadãos. O pagamento do Bolsa Família cairá diretamente na conta do programa e, em setembro, não haverá a inclusão do vale-gás.