O novo Programa Bolsa Família foi lançado oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste mês, prometendo repassar para todos os beneficiários já a partir de março o valor mínimo de R$600, até mesmo para as famílias com menores, sem crianças ou unipessoais, aquelas com apenas um integrante. Além disso, será pago também um adicional de R$150 a mais para as famílias com crianças de até seis anos de idade em sua composição.
No entanto, com a proximidade do início dos repasses, que começam na próxima segunda-feira, dia 20, os mais de 21 milhões de beneficiários já desejam realizar a consulta do benefício deste mês para entender quanto e quando irão receber.
Nesse sentido, acompanhe o artigo para saber as datas de pagamentos e como consultar os valores que cada um terá direito neste mês de março.
Como consultar os valores do Bolsa Família neste mês de março
Com a proximidade da data estipulada pelo governo federal para o pagamento do benefício, muitos ainda não sabem quanto deverão receber neste mês de março. Com isso, separamos algumas formas de como consultar o valor do Bolsa Família neste mês, veja a seguir:
- Aplicativo Caixa Tem: Este é o aplicativo com o qual as famílias em situação de vulnerabilidade social já vinham recebendo nos últimos meses tanto o antigo Auxílio Emergencial quanto o também extinto Programa Auxílio Brasil. Agora, ele será usado para pagar o novo Bolsa Família. Ele pode ser baixado em aparelhos com sistema Android Basta entrar pelo app, clicar na nova opção e receber a quantia e a data que receberá através de uma mensagem, já que o aplicativo funciona como se fosse uma conversa de WhatsApp.
- Aplicativo Bolsa Família: Este é o antigo aplicativo Auxílio Brasil que foi atualizado neste final de semana e mudou de nome. Para maiores as informações do login do Caixa Tem ou do GOV.br;
- Aplicativo Portal Cidadão: Este aplicativo também foi atualizado nos últimos dias e para aparelhos com sistema Android. O acesso também pode ser feito com as informações do login do Caixa Tem ou do GOV.br.
Além disso, os beneficiários que possuem pouca ou nenhuma familiaridade com aplicativos e novas tecnologias, também possuem boas opções para consultar o valor que receberão e a data de pagamento do novo Bolsa Família em março. Isso porque o governo federal e a Caixa disponibilizam dois números de telefone gratuitos que podem ajudar as famílias com dúvidas, confira:
- Telefone 121: Este é o número de telefone da Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, que é o responsável pelo programa social. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Basta escolher a opção Bolsa Família e confirmar informações para o atendente, como nome completo, data de nascimento e número do CPF, por exemplo, para ser atendido;
- Telefone 111: Este é o número de telefone da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta escolher a opção Bolsa Família e confirmar informações para o atendente, como nome completo, data de nascimento e número do CPF, por exemplo, para ser atendido.