A atualização cadastral é um procedimento obrigatório para que os beneficiários possam permanecer no Bolsa Família 2024.
Afinal, apenas com os dados atualizados na base do Cadastro Único é que as famílias poderão ser mantidas dentro do programa social.
Bolsa Família 2024
Cabe destacar que o primeiro calendário do ano que vem já está definido. Assim, o Bolsa Família 2024 começa a ser pago a partir do dia 18 de janeiro.
Em suma, quem está no programa precisa seguir algumas regras de condicionalidades para se manter, entre elas a renovação cadastral.
Inclusive, aqueles que ainda não conseguiram uma vaga, mas estão em busca da inclusão, também devem atualizar seus dados.
A saber, é por meio das informações do representante da família, uma pessoa maior de 16 anos e preferencialmente uma mulher, que o governo consegue conhecer como aquele grupo vive. A região onde moram, quem está na mesma casa, qual a renda mensal, de onde vem a renda e quais os gastos que eles possuem.
Desse modo, a partir de dados como esses que são repassados pelo Cadastro Único, é formado o nível de pobreza e vulnerabilidade daquela família.
Sendo assim, havendo orçamento disponível, novas vagas são abertas para inclusão no Bolsa Família 2024.
Como saber se preciso fazer a renovação cadastral?
Antes de tudo, é preciso deixar claro que a renovação cadastral não é no Bolsa Família 2024, mas sim no Cadastro Único.
Em geral, a regra é de que a atualização aconteça, no mínimo, a cada 2 anos. Contudo, se houver alteração de renda, mudança de endereço, entre outros, isso deve ser comunicado imediatamente, sem aguardar esse prazo.
Ainda mais, saiba que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) vai avisar sobre a necessidade de renovação cadastral utilizando os seguintes canais:
- Aplicativo Meu CadÚnico: ao acessar o aplicativo haverá um card com a mensagem “A renovação dos seus dados precisa ser realizada até a data: XX/ XX/ XXXX”;
- App Bolsa Família: ao acessar o aplicativo haverá um card com a mensagem sobre a renovação;
- Aplicativo Caixa Tem: ao procurar pela consulta de saldo o aplicativo vai informar sobre a renovação;
- Extrato de pagamento do Bolsa Família emitido no caixa eletrônico.
Como atualizar os dados para o Bolsa Família 2024?
Quem permanece com os mesmos dados pode fazer a renovação cadastral do Bolsa Família 2024 online, usando o aplicativo do CadÚnico.
No entanto, os que alteraram qualquer informação (como o nascimento de um novo integrante da família, por exemplo), devem obrigatoriamente comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para serem atendidos.
Então, ao comparecer até o CRAS o titular do Bolsa Família 2024 deve apresentar os seguintes documentos que vão comprovar as informações prestadas na renovação:
- Documento de identidade de todos os membros da família (com foto, se possível);
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de frequência escolar, ou de matrícula ativa das crianças e adolescentes;
- Caderneta de vacinação das crianças de até 7 anos;
- Comprovante de acompanhamento nutricional de crianças de até 7 anos;
- Comprovante de renda (se houver).