Primeiramente, na última segunda-feira (20), o Governo Federal iniciou o processo do calendário do programa Bolsa Família. O benefício social entra oficialmente em uma nova fase com novos formatos de saque, pagamento e até definição de valor. No entanto, nem todos receberam cartões de transferência de saldo.
Dessa forma, o Governo Federal também anunciou que os cartões do Novo Bolsa Família devem começar a ser entregues a partir de abril, ou seja, no próximo mês. Assim, a intenção é enviar o cartão via Correios para o endereço cadastrado pelo cidadão em sua conta oficial do CadÚnico no momento do cadastro.
Mas é importante deixar claro que a velocidade de entrega de produtos pelos Correios costuma variar de acordo com o local de residência do cidadão. Então pode-se dizer que pessoas que moram em locais mais remotos demoram um pouco mais para levar o cartão para casa. De qualquer forma, o governo garante que mais cedo ou mais tarde o indivíduo o receberá.
Como movimentar o Bolsa Família neste mês?
Como os novos cartões ainda não foram entregues, as transações do Bolsa Família em março segue o mesmo dos meses anteriores. Portanto, quem tem cartão Auxílio Brasil antigo pode continuar usando sem maiores problemas.
Por outro lado, quem ainda não tem cartão, pode transferir dinheiro para benefícios sociais pelo aplicativo Caixa Tem. Do mesmo modo, é possível pagar contas, transferir saldo para outros bancos, usar o Pix e até gerar um código de saque pelo app.
Através do código gerado no aplicativo, o cidadão pode ir até um caixa eletrônico, uma casa lotérica ou até mesmo um correspondente do Caixa Aqui para sacar dinheiro à vista sem a necessidade de um cartão físico.
Vale lembrar que, nesta semana, os pagamentos do Bolsa Família estão sendo feitos para pessoas que possuem Número de Identificação Social Final (NIS) 1 a 5. Então, o dinheiro vai chegar na conta desses usuários nas primeiras horas da manhã.
No caso dos outros grupos, devem receber o benefício social na próxima semana. Para este mês de março, aplica-se a lógica de que os pagamentos ocorram nos últimos 10 dias úteis do mês, sempre de acordo com o número de segurança social (NIS). Veja abaixo:
- Pessoas com NIS final 1: pagamento em 20 de março (segunda-feira);
- Pessoas com NIS final 2: pagamento em 21 de março (terça-feira);
- Pessoas com NIS final 3: pagamento em 22 de março (quarta-feira);
- Pessoas com NIS final 4: pagamento em 23 de março (quinta-feira);
- Pessoas com NIS final 5: pagamento em 24 de março (sexta-feira);
- Pessoas com NIS final 6: pagamento em 27 de março (segunda-feira);
- Pessoas com NIS final 7: pagamento em 28 de março (terça-feira);
- Pessoas com NIS final 8: pagamento em 29 de março (quarta-feira);
- Pessoas com NIS final 9: pagamento em 30 de março (quinta-feira);
- Pessoas com NIS final 0: pagamento em 31 de março (sexta-feira).
Veja também: ÓTIMA NOTÍCIA! Abril terá dois feriados prolongados e brasileiros já podem comemorar
Sobre o pagamento adicional de R$150
Sobretudo, os cidadãos também devem saber que para este mês de março, parte dos usuários poderão começar a movimentar também o adicional de R$150. Esse pagamento é destinado aos filhos menores de seis anos de idade. Assim, os primeiros pagamentos deste valor extra, aliás, estão acontecendo nesta semana.
Por fim, para saber se está apto ao recebimento do benefício neste mês, só é necessário consultar as suas informações pessoais através do sistema do aplicativo do Bolsa Família. Além disso, outra opção é aguardar a chegada da carta de confirmação do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
No mais, pelo aplicativo Caixa Tem, os cidadãos também podem contar com as informações do benefício, consultando o extrato.
Leia agora: 13º salário do INSS: Abono passará por correção e já tem data anunciada; confira