Uma nova proposta de benefício social foi aprovada na última quinta-feira (29) em uma reunião virtual. O projeto, intitulado de Bolsa do Povo, visa oferecer um benefício assistencialista aos participantes no valor de R$ 500.
A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e foi criada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Desse modo, o programa tem como objetivo atender metade da população pobre do estado.
Contudo, o governo estadual pretende atuar com o Bolsa do Povo por meio da unificação e união de programas sociais já existentes. O texto, portanto, ainda deve passar por outras votações até ser posto em prática.
Programa Bolsa do Povo para quem mora em São Paulo
O projeto de lei 221 de 2021 foi enviado no início do mês pelo governo de São Paulo à Alesp. Embora 65 dos 94 deputados tenham sido favoráveis ao programa, diversos parlamentares se mostraram contra a ideia apresentada no texto.
Entre eles, o líder do governo da Casa Legislativa, o deputado Vinicius Camarinha (PSB), disse que este formato de benefício é de difícil execução em estados e municípios, diferentemente do auxílio emergencial. De acordo com ele,
O auxilio emergencial você faz no montante, no volume, quando tem Casa da Moeda, como é o caso do governo federal. Estados e municípios não têm, e isso gera dificuldade para criá-lo. O que o governo faz aqui é pegar os programas sociais, que têm os beneficiários identificados, e ampliá-los. Isso, sim, está dentro da realidade financeira dos estados e municípios, e, da mesma forma que o auxílio, o governo trilha um caminho que atende quem mais precisa.
Em suma, os parlamentares consideraram o projeto falho. Contudo, devido ao cenário de crise em razão da pandemia pela Covid-19, aprovaram o caráter de urgência do programa.
Como deverá funcionar o benefício
Mesmo aguardando a aprovação em outras instâncias, ao que indica, o programa Bolsa do Povo pagará um benefício de R$ 500 a cerca de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica durante a pandemia do novo Coronavírus.
Desse modo, o governo paulista pretende unir programas já existentes para criar esse benefício com um valor maior. Os projetos que devem ser unificados são:
- Bolsa Trabalho;
- Bolsa Renda Cidadã;
- Bolsa Aluguel Social;
- Bolsa Talento Esportivo;
- Bolsa Auxílio Via Rápida;
- Ação Jovem e contratação de pais e mães de alunos.
Veja ainda: Benefício do Bolsa Família cancelado: saiba quais motivos impedem o recebimento de parcelas
Para conferir mais informações, clique aqui.
Queronsaber
Tomará que almenta mesmo só recebo 130eu tenho três filhos não recebo axcilo por palhaçada do governo
Quero saber se eu tenho direito de receber bolsa do povo