Com a alta da bolsa de valores no ano de 2023, os ativos de renda variável voltaram a ter o maior apreço dos investidores. Contudo, muita gente acaba chegando atrasada no investimento e, por isso, acaba pegando os dias de queda da bolsa. Porém, influenciadores no X (antigo Twitter) sugeriram uma estratégia que ganha dinheiro em todos os cenários.
Apesar disso, ela não é recomendada para todos os investidores do país. Isso porque, na hora de investir, é sempre bom analisar os produtos que são os mais adequados para o seu perfil de investidor. Muitas vezes, a bolsa de valores não é recomendada para o cliente.
A estratégia da bolsa de valores
Influenciadores de investimentos na rede X, antigo Twitter, começaram a discutir diferentes estratégias para aproveitar a alta do Ibovespa. Em 2023, a bolsa já subiu 7,57%, dando muito dinheiro para algumas pessoas até agora. Apesar disso, o índice subiu em apenas um dia em todo o mês de agosto, até agora.
Por isso, a estratégia precisa ser analisada com cuidado, principalmente por quem não gosta de ver os investimentos desvalorizando no curto prazo. Dessa forma, se você não aceita perder dinheiro no mercado financeiro, essa estratégia não serve para você. Além disso, a estratégia deste texto não é uma recomendação de investimentos.
Segundo os influenciadores, uma alocação para o longo prazo na bolsa de valores seria composta por:
- 25% em IMAB-5
- 25% em CDI
- 25% em Ibovespa
- 25% em ações americanas (índice S&P 500)
Na bolsa de valores, existem alguns produtos que seguem passivamente esses índices. Por isso, é possível fazer essa alocação sem custos de corretagem, em especial nas plataformas que não possuem custos adicionais. Contudo, como falamos, a estratégia apresenta perda de dinheiro em alguns recortes de tempo e é preciso ver se você está disposto a manter o investimento neste cenário.
Como saber se invisto?
Para saber se você é um investidor de bolsa de valores, o passo a passo é bastante simples. Na verdade, a CVM, órgão que regula o mercado de capitais no país, exige que bancos e corretoras façam uma análise do perfil de investidor dos clientes a cada 2 anos, no máximo.
Para clientes com perfil conservador, apenas a renda fixa entra nas recomendações. Esse normalment é o perfil de quem está começando no mercado de investimentos. Para perfis moderados ou arrojados, a estratégia serve, mas é preciso entender que os resultados necessitam de constância.
Segundo os influenciadores, a estratégia gerou, até agora, um retorno de 5,75% acima da inflação, anualmente, em média. Esse é um excelente rendimento para quem está na bolsa de valores e é um retorno que ganha de muitos fundos de investimentos no país historicamente.
Contudo, vale ressaltar que é preciso estudar bastante antes de tomar qualquer decisão financeira. Em caso de dúvidas, entre em contato com um especialista em investimentos.