A bolsa de Nova York encerrou o pregão desta quinta-feira (11) com ganhos generalizados. Isso aconteceu em meio ao otimismo envolvendo o pacote trilionário de estímulos à economia norte-americana. A saber, no final da tarde desta quinta, o presidente Joe Biden assinou e sancionou a nova Lei para a liberação do montante.
Em resumo, o pacote de estímulos fiscais de US$ 1,9 trilhão nos EUA havia recebido mais uma aprovação na véspera (10), quando foi aprovado pela Câmara dos Representantes. Assim, faltava apenas a assinatura de Biden para que houvesse a liberação dessa enxurrada de dólares. A propósito, o programa contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA.
Vale ressaltar que, os investidores repercutiram a estabilização dos rendimentos dos Treasuries, os títulos do Tesouro dos EUA, no pregão anterior. Isso aconteceu graças à divulgação do índice de inflação ao consumidor dos EUA, que subiu 1,7%, ficando em linha com as projeções dos economistas. Já a inflação registrou leve subida de 0,4%.
Assim, as ações do setor de tecnologia, que funcionam como um termômetro, conseguiram estancar as fortes quedas recentes. Geralmente, estas ações são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.
Justamente por isso que os papéis do setor sofreram bastante nas últimas semanas, visto que os rendimentos dos títulos do Tesouro americano dispararam.
Índices sobem nesta quinta
Nesse cenário de otimismo, os índices encerraram o pregão no azul. O avanço menos intenso ficou com o Dow Jones (0,58%), renovando o recorde de fechamento. No pregão desta quarta (10), o índice superou, pela primeira vez, os 32 mil pontos. Já o S&P registrou alta de 1,04% no dia, enquanto o Nasdaq encerrou o dia com o maior ganho (2,52%). Em suma, vale destacar que o Nasdaq recebeu grande impulso da disparada de 15,01% da Vir Biotechnology, após a empresa declarar que seu anticorpo para a Covid-19 reduz o risco de morte.
LEIA MAIS
Índices europeus sobem, puxados por expectativas positivas locais
Demanda por bens industriais tem leve alta de 0,6% em janeiro