Os segurados do INSS podem se beneficiar de uma mudança anunciada recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eventualmente, os beneficiários poderão realizar seus empréstimos consignados sem visitar uma instituição bancária. Por isso que hoje, nós vamos dar uma boa notícia para quem quer empréstimo consignado pelo INSS.
Como irá ocorrer a permissão do consignado para segurados do INSS?
Esse ajuste envolverá a concessão da linha de crédito do segurado cedido por meio de dados biométricos, e está previsto para ocorrer nos primeiros 6 meses de 2023. Embora a legislação da linha de crédito ainda esteja em fase de planejamento nas instituições financeiras, há projeções otimistas quanto à eventual implementação da atualização.
Conhecedores do assunto esperam que o acesso remoto por biometria irá reduzir as ameaças de falcatruas e possibilitará uma contratação de crédito mais segura para aposentados e pensionistas do INSS. O governo planeja implementar a identificação biométrica para desembolso de empréstimos desde novembro de 2022, quando uma instrução reguladora determinou sua implementação pelas instituições financeiras em 60 dias.
Este prazo expirou na primeira semana de janeiro, e espera-se que o INSS emita novas diretrizes a partir de fevereiro. A implementação do sistema de identificação biométrica deve ser considerada obrigatória. Ou seja, se os bancos não cumprirem a regra, perderão sua credibilidade e não poderão oferecer a modalidade de crédito designada.
Veja como vai funcionar o processo de liberação dos empréstimos via biometria
Pelo mesmo motivo que a presença física do segurado em uma agência do INSS não é mais necessária para que o empréstimo seja aprovado, as informações biométricas do segurado serão reconhecidas legalmente da mesma forma que sua assinatura.
O beneficiário precisará fornecer informações adicionais juntamente com a identificação biométrica. O beneficiário do INSS deverá apresentar RG ou Carteira de Motorista com fotografia e número do CPF após verificação biométrica via dispositivo móvel.
Vale repetir que esta é a única maneira de fechar o contrato de uma linha de crédito à distância. O INSS não reconhece as autorizações de segurança feitas através de mensagem de texto, gravação de voz ou chamada telefônica.
Outras precauções para evitar fraudes
Na sequência apresentamos algumas precauções necessárias para evitar fraudes:
- Você só deve usar os canais de atendimento do INSS para se inscrever no crédito à distância, que são a plataforma digital www.meu.inss.gov.br e o app gratuito para celular Meu INSS;
- Mantenha uma verificação regular na declaração de rendimentos suplementar da sua conta de aposentadoria para manter o controle sobre os ganhos e perdas de seus investimentos;
- Não pressione em nenhum link de nenhum e-mail ou aplicativo de mensagens, ainda que o remetente afirme ser do INSS;
- Para esclarecer qualquer dúvida sobre os procedimentos do INSS, você pode ligar para a linha de atendimento gratuita (Central 135).
Esta boa notícia sobre o empréstimo consignado pelo INSS, é mais uma prova de que o governo federal quer evitar as fraudes existentes até o momento. Além disso, a intenção é prevenir o segurado de se endividar sem necessidade. Por fim, a biometria é uma maneira de garantir segurança nas transações de empréstimos consignados.