Neste mês, novos valores do PIS/PASEP serão liberados e com isso, milhares de trabalhadores comemoram.
Conforme todos sabem, o calendário do abono salarial do PIS/PASEP 2023 está chegando ao fim, e com isso, a Caixa dará início ao último lote de pagamentos em julho. Assim sendo, é importante que os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro fiquem atentos à data da liberação do saque.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o PIS/PASEP 2023 para te passar. Assim, você poderá ficar por dentro do calendário de pagamentos para saber quando poderá sacar o benefício.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Novos valores do PIS/PASEP liberados: veja quem terá direito ao saque
O abono salarial do PIS/PASEP é um benefício trabalhista. Isso significa que para ter acesso a este benefício, o cidadão precisa trabalhar com a carteira assinada.
No entanto, esse não é o único critério usado para definir quem tem direito ao saque do PIS/PASEP.
Confira abaixo quem terá direito ao PIS/PASEP em 2023.
1. Trabalhadores da iniciativa privada
O abono salarial do PIS destina-se aos trabalhadores que estejam cadastrados no Programa de Integração Social há pelo menos cinco anos.
Além disso, é necessário receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos e ter trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira assinada no ano-calendário, que neste caso é 2021.
2. Servidores públicos
Já o abono salarial do PASEP destina-se aos servidores públicos que estejam cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, com pelo menos cinco anos de cadastro.
Ademais, também é necessário receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos e ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-calendário.
Por que o abono salarial do PIS/PASEP está atrasado?
Desde 2020 o abono salarial está sendo pago com atraso aos trabalhadores. Isso ocorre porque o Governo usou o dinheiro do fundo para financiar o Auxílio Emergencial durante a pandemia da Covid-19.
Sendo assim, naquele ano os trabalhadores não receberam o abono, e com isso, desde então o calendário está com um ano de atraso.
Por isso, em 2023, os trabalhadores receberão o PIS/PASEP referente aos meses trabalhados em 2021.
Como sacar o PIS/PASEP em 2023?
Para sacar os valores do PIS/PASEP em 2023, primeiramente é necessário checar o calendário para saber qual será a data em que o benefício estará disponível.
Depois disso, caso o trabalhador possua conta na Caixa, a autarquia deposita o valor automaticamente.
No entanto, caso o trabalhador não possua conta em seu nome no banco, a Caixa abre uma conta digital automática, para efetuar o depósito.
Neste caso, basta baixar o aplicativo Caixa Tem para efetuar o saque.
Novos valores do PIS/PASEP liberados: veja as datas
Todos os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro que preenchem os critérios citados acima, receberão o abono salarial do PIS/PASEP neste mês. Assim sendo, no dia 17 de julho, os trabalhadores já terão acesso aos valores, que serão disponibilizados pela Caixa, no caso do PIS, e pelo Banco do Brasil, para os beneficiários do PASEP.
Veja ainda: GRANDE SURPRESA para os brasileiros que recebem até R$ 2.640 mensais