Excelente novidade para micro e pequenas empresas que ainda se veem no aperto com falta de recursos para manutenção do seu negócio. Agora, empresários da categoria poderão solicitar um cartão específico, o qual ofertará taxas de juros mais baixas e diversas outras vantagens.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou um cartão específico dos MEIs, o qual se diferencia dos comuns quando falamos em taxas de juros mais atrativas. Outra vantagem é a quantidade de vezes em que se pode dividir um empréstimo.
O BNDES informou que essa opção de crédito está disponível para empresas que faturam até R$ 81 mil por ano. Para solicitar o cartão, é necessário estar com a documentação em dia e ter uma residência fixa no Brasil. Vale destacar que o valor liberado é para custear gastos da empresa, não podendo desviar qualquer quantia. Veja as taxas e condições.
Cartão para MEI
O cartão disponibilizado pelo BNDES possui uma das menores taxas de juros do mercado, com até 1,17 % ao mês, além de poder dividir em até 48 vezes. Essa se não for a melhor, pode ser uma das melhores opções para os pequenos e médios empresários que buscam crédito para equilibrar suas contas.
O cartão de crédito pode ser usado em duas situações: compras diretas, realizadas de maneira virtual pela conta do titular no Portal do Banco Nacional; e as compras indiretas, para o pagamento de fornecedores, que também deve incluir no portal do BNDES.
A fatura do cartão vence a cada 15 dias. Já o pagamento será debitado direto na conta, de forma automática, conta essa informada durante o processo de solicitação.
Solicitar cartão
Para obter o cartão é necessário ter uma conta corrente nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Brasdesco, BRDE, Banrisul, Benestes e Banco do Nordeste.
Logo depois, pelo site do BNDES, o microempresário deve clicar na opção “Solicite seu Cartão”. Será pedido que preencha uma formulário com informações, além de informar a situação do CNPJ e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Para finalizar, os interessados no serviço devem ir ao banco vinculado e encaminhar a proposta. Em seguida será pedido ao empresário o comparecimento à agência portando os seguintes documentos:
- Atas de eleição dos administradores;
- Balanço Patrimonial;
- Certidão Negativa de Débito (CND);
- Certidão de regularidade do FGTS (obtida no site do FGTS);
- Contrato Social da Empresa.
Caso o banco não precise da documentação informada acima, o mesmo tem até 30 dias para enviar o cartão de crédito ao endereço indicado no formulário.
Em outra situação, se o pedido for recusado, é possível realizar uma nova solicitação à instituição financeira.