O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) montou uma linha de crédito para microempreendedores e pequenas empresas. Com a possibilidade de captar recursos, essas empresas podem pegar empréstimos de até R$20 mil com taxas bem abaixo dos outros bancos. Apesar disso, você pode usar o dinheiro apenas para algumas finalidades.
Contudo, pode ser uma excelente ideia para você que quer aumentar o seu negócio e não pagar muito por isso. Isso porque as taxas dos bancos estão acima dos dois dígitos, enquanto as taxas do BNDES não passam dos 4% ao mês. Por isso, pode ser uma excelente oportunidade para você colocar os projetos em prática.
O empréstimo com o BNDES
O BNDES é o único banco de desenvolvimento do Brasil. Por ser atrelado ao Governo Federal, ele tem grande segurança. Ainda, o mundo todo se espelha no banco, principalmente por conta de suas excelentes ideias para promover o desenvolvimento do Brasil.
Agora, o banco decidiu abrir uma linha de crédito para as pequenas empresas, com o intuito de aumentar a oferta de empregos no país, além de garantir a sobrevivência dos negócios menores. Isso porque as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos no Brasil. Por isso, elas têm uma importância enorme, principalmente nesses momentos de crise econômica.
Além disso, o empréstimo busca diminuir a taxa de desemprego do país, atualmente a terceira maior da América Latina. Com isso, salvar as pequenas empresas pode ser a chave para que você e o país saiam do momento conturbado no qual está a economia.
Para que serve esse crédito?
Os empresários não podem usar o empréstimo do BNDES para qualquer coisa, ao contrário dos empréstimos em outros bancos. Isso porque ele é um banco de desenvolvimento e, por isso, financia apenas projetos. Dessa forma, não é possível pagar dívidas com o dinheiro retirado.
Assim, o empresário pode usar o empréstimo do BNDES para capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais ligados às atividades da empresa. Além disso, a taxa de juros não pode passar dos 4% ao mês, já com todos os encargos envolvidos. Apesar disso, o tomador ainda pode negociar taxas menores com os bancos que fazem parte das negociações lideradas pelo banco público.
O banco ainda afirma que não cobrará garantias reais na hora da retirada dos valores. Atualmente, a maioria das transações tem como garantia o aval solidário. Qualquer empresa com receita bruta anual menor ou igual a R$360 mil pode solicitar o empréstimo. Para isso, basta enviar a solicitação pelo canal MPME, se dirigindo ao agente operador BNDES Microcrédito mais perto da sua cidade. Além disso, é sempre uma excelente ideia analisar as instituições financeiras que oferecem esse serviço.