A existência de bancos de desenvolvimento não são incomuns ao redor do mundo e mesmo sua existência é tão recente. O primeiro banco de desenvolvimento que se tem registro é datado de 1852, o Crédit Mobilier, sendo responsável por facilitar investimentos de longo prazo na França, fomentando a industrialização e fornecendo crédito para a classe média francesa, que estava em expansão na época.
Nesse sentido, o Brasil também possui seu próprio banco de desenvolvimento, o BNDES. Abaixo será explicada a importância do BNDES para o nosso território e como ele conduz o desenvolvimento econômico do país.
O que é o BNDES?
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado em 1952, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo da criação do banco, era de criar as condições para resolver os problemas de fluxo de investimentos no país, que vinham impedindo o desenvolvimento da economia brasileira.
Atualmente, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, atuando de forma estratégica junto ao governo federal, buscando estimular o crescimento do país nas áreas que julga necessário realizar os devidos investimentos. Esse estímulo é realizado através de empréstimos e financiamentos de longo prazo para os mais diferentes perfis e portes de empresas.
Sendo assim, ao avaliar o investimento em determinada empresa, o BNDES leva em consideração seu impacto socioambiental e econômico, dado que ele não deve beneficiar somente o empreendedor, mas o Estado como um todo, gerando renda, trabalho e inclusão social.
Como o empréstimo é obtido?
Para conseguir um empréstimo junto ao BNDES, é necessário selecionar um dos bancos disponíveis na lista de instituições financeiras credenciadas e habilitadas para operar as linhas de crédito do BNDES. Eles são os responsáveis por realizar a avaliação de crédito, podendo ou não conceder o crédito.
Em seguida, o BNDES concede o aval, homologando a aprovação junto ao banco credenciado, liberando o valor à instituição que fará o repasse do valor para o solicitante. Os bancos comerciais funcionam como um intermediário destas operações, dado que o BNDES não possui agências.
Contudo, os bancos possuem a autonomia de negociarem as taxas e o prazo para pagamento, sendo assim, as condições para uma mesma linha de crédito pode variar de banco para banco.
Conclusão
A existência do BNDES é de fundamental importância para o país, dado que ele identifica quais setores produtivos carecem de maior investimento para que o desenvolvimento econômico do país seja de fato atingido.
No entanto, é importante pontuar que a presidência do banco de desenvolvimento é fruto de indicação política do Presidente da República. Sendo assim, o BNDES pode fazer com que o fluxo de investimentos siga orientações políticas e não necessariamente técnicas.
Com isso, os financiamentos podem não ser necessariamente direcionados para os projetos com maior impacto econômico, social e ambiental, trazendo prejuízos para o melhor desenvolvimento econômico do país. No entanto, ele ainda exerce seu papel, principalmente para empreendedores que buscam linhas de crédito mais baratas para seus empreendimentos.