A Black Friday deverá movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico em 2022. É o que apontam as projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Aliás, o número de pedidos deve chegar a 8,3 milhões neste ano.
Caso a estimativa se confirme, o montante bilionário irá superar em 3,5% o valor movimentado no ano passado. Isso mostra que o crescimento será tímido, algo que está sendo visto nas datas especiais deste ano.
De acordo com a ABComm, as categorias que deverão se destacar naa Black Friday neste ano são: telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde.
“É uma data que as pessoas esperam um volume maior de vendas, uma vez que já caiu no gosto popular. Os consumidores esperam esse período para comprar diversos produtos, que geralmente são mais caros, com um desconto mais atrativo”, disse Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm.
“É muito importante que os varejistas sempre se antecipem para atenderem a esse aumento de vendas por meio da preparação de estoque, logística e dos canais de atendimento pós-venda”, acrescentou.
Auxílio Brasil: número de usuários pode superar 21 MILHÕES
Frete pode influenciar até 90% a compra
No primeiro semestre de 2022, o e-commerce cresceu 3%, na comparação com o mesmo período de 2021. Esse avanço ficou abaixo das projeções da entidade, que acreditava em uma alta de 5%.
Em síntese, o que mais contribuiu para o resultado aquém do esperado foi o aumento nos preços dos combustíveis. Como os veículos utilizam principalmente o diesel para transportar as mercadorias, os preços dos produtos ficaram mais caros, reduzindo a quantidade de pedidos no país.
Os dados do primeiro semestre mostraram que o valor do frete tem uma função muito importante no e-commerce. Segundo a ABComm, o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de comprar algo pela internet.
Como houve menor oferta de frete grátis, uma vez que os combustíveis estavam mais caros, o dinheiro movimentado pelo comércio eletrônico nos seis primeiros meses deste ano foi menor que o esperado. Já na Black Friday, deve acontecer justamente o contrário.
Em resumo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou em julho uma lei federal que limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os seguintes produtos e serviços:
- Combustíveis;
- Energia elétrica;
- Gás natural;
- Telecomunicações;
- Transporte coletivo.
Isso fez o preço da gasolina despencar no Brasil, mas o do diesel segue elevado. Ainda assim, a Petrobras também reduziu três vezes o preço do diesel entre agosto e setembro, ajudando a enfraquecer o preço do combustível mais utilizado no país.
Leia também: 13º salário do Auxílio Brasil para mulheres só em 2023, diz Bolsonaro