As vendas na Black Friday tiveram um desempenho bastante expressivo em 2022. A saber, o varejo on-line do país registrou um faturamento 60% maior que o registrado em 2021.
Essa receita foi registrada entre 25 e 27 de novembro. Em resumo, o dia 25 é o dia oficial da Black Friday, comemorado na última sexta-feira do mês. Aliás, a data ocorre nos Estados Unidos no dia posterior ao feriado de Ação de Graças (24). E os brasileiros importaram a data para aquecer as vendas no varejo do país
O levantamento foi realizado pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, medidos pelo sistema antifraude Konduto. A divulgação ocorreu na semana passada.
Auxílios caminhoneiro e taxista: veja como sacar benefício
Número de pedidos despenca em 2022
Embora a receita da Black Friday tenha crescido expressiva no comércio eletrônico, isso não aconteceu com os pedidos. Em síntese, o número de pedidos online despencou 25% em relação à edição de 2021.
De acordo com a Boa Vista, o que explica o crescimento do faturamento na data é o valor dos produtos. A saber, os consumidores compraram menos itens que em 2021, mas estes produtos possuíam maior valor que os do ano passado.
O levantamento também revelou que as tentativas de fraudes na Black Friday deste ano também recuaram significativamente (-26%). Essa forte queda em relação a 2021 aconteceu, principalmente, devido à redução dos pedidos.
Uma vez que houve menos produtos comprados, a tendência de fraudes ou problemas também recua. Ainda assim, a Boa Vista registrou muitas tentativas de fraude, que poderiam gerar um prejuízo de R$ 71,5 milhões.
Auxílio Brasil: Nordeste concentra 45,8% dos R$ 13 bilhões investidos
Compras via celular são destaque na Black Friday
A pesquisa ainda mostrou que o celular continuou se destacando como forma de compra durante a Black Friday deste ano. Em suma, as compras via celular superaram os 50% em 2020, ou seja, mais da metade dos produtos comprados pelos consumidores foi através do mobile.
Já em 2022 esse número chegou a 74%. Isso quer dizer que três em cada quatro compras realizadas na Black Friday deste ano foi via celular. Aliás, as fraudes também acompanharam esses números, com 72% das tentativas de golpe sendo realizadas pelo celular.
Por fim, o levantamento mostrou que a região Sudeste concentrou 62% das vendas durante os três dias de Black Friday neste ano. Já em relação às fraudes, 59% delas ocorreram na região.
Leia também: Vale-gás: número de usuários chega a 5,95 milhões em dezembro