A Black Friday acontece no dia 25 de novembro deste ano, mas muitas promoções já começaram. Para aproveitar o período de compras, é necessário tomar alguns cuidados.
No ano passado, apenas o Procon-SP registrou mais de 700 reclamações sobre a Black Friday. Os principais motivos das reclamações são atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviços.
Com a proximidade do dia das promoções, muitas lojas elevam o preço dos produtos, para que no dia da Black Friday voltem com o valor de antes, dando ideia de queda no valor final do produto.
Caso o consumidor identifique que alguma promoção é enganosa (como a loja aumentar o preço pouco antes do produto entrar em promoção), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) orienta que o consumidor faça uma denúncia no Procon do seu estado.
Como saber se os descontos da Black Friday são reais?
Muitos consumidores desejam comprar na Black Friday, mas eles precisam começar a pesquisar os preços dos produtos com antecedência, para evitar cair na “falsa promoção”.
O Procon-SP diz que é preciso avaliar o valor do item mais o frete e juros, se houver cobrança, para avaliar se o preço vale a pena. Caso o consumidor não consiga ter tempo de pesquisar com mais antecedência, ele também pode checar os buscadores de preço, que mostram qual era o valor do produto estava há alguns meses. Isto ajuda a saber se o valor cobrado está em promoção de fato ou não.
Além da questão dos descontos, os consumidores devem prestar atenção em outros passos antes de efetuar a compra em determinada loja, principalmente em compras feitas pela internet.
Em períodos como a Black Friday, é comum que golpistas tentem enganar os consumidores, seja com roubo de dados ou de dinheiro. O consumidor não deve clicar em links que receber no e-mail se não tiver certeza de que aquele e-mail é verdadeiro.
Outros cuidados
Os consumidores, antes de efetuarem suas compras, devem analisar a reputação do site e verificar os selos de segurança fornecidos pelo mesmo.
Outra opção é realizar a busca da empresa no site Reclame Aqui, no site da Senacon ou nas redes sociais da própria empresa para ver se não há reclamações recentes. Sites confiáveis possuem um cadeado na frente do link, que indica que a conexão é segura. É preciso desconfiar de ofertas com preços muito menores do que o resto dos sites.
Além disso, os sites do Procon possuem uma lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores. Esses, geralmente, tiveram muitas reclamações e a maioria não foi resolvida.
Outro fator que a ser observado é referente às formas de pagamento. Segundo a Febraban, é preciso desconfiar quando o site oferece poucas formas de pagamento. Hoje em dia, a maioria dos sites oferecem pagamento em Pix, boleto e cartão de crédito, por exemplo.
Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente virtual da loja. A Febraban diz que quando o varejista fornecer o código QR Code, o consumidor precisa conferir com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro.
Portanto, é preciso prestar bastante atenção para aproveitar a Black Friday da melhor maneira possível e evitar futuras dores de cabeça.