Com início da Black Friday nesta sexta-feira (25), consumidores e lojistas já estão aquecendo as turbinas para as compras de fim de ano com diversas promoções imperdíveis.
No entanto, é bom ficar atento para não ser pego na ‘Black Fraude’. Infelizmente, ainda é comum que consumidores denunciem falsas promoções feitas por diversas lojas ao longo deste período do ano.
A Black Friday pode durar mais tempo que o tradicional
Antes de mais nada, a Black Friday é um evento gigantesco do comércio dos Estados Unidos com diversas lojas e armazéns oferecendo descontos que podem chegar a mais de 70%. Com isso, diversos consumidores correm às ruas para conseguir comprar eletrodomésticos, eletrônicos e diversos produtos com preços muito abaixo do mercado.
Porém, lá fora esse evento tem a duração de um dia, ou seja, começa e termina na sexta-feira (25). Mas aqui no Brasil as coisas funcionam um pouco diferente. Muitas lojas realizam o mês inteiro de promoções, utilizam de ofertas relâmpagos e outras diversas promoções, enquanto que algumas preferem a semana tradicional do dia 25 para realizar o evento.
Nesse sentido, é bem comum aqui no Brasil presenciarmos termos como “Black Week” ou “Black Month”, fazendo referência a semana e mês de Novembro.
Além das promoções no dia, na semana ou no mês, as grandes lojas realizam também várias “esquentas” antes das repletas ofertas. É muito comum também as lojas oferecem cashback e condições especiais de pagamento, além de frete grátis para os consumidores durante esses dias de promoções.
Outro grande dia de promoções
O fim de ano é marcado pela Black Friday e também pelas vendas sazonais que marcam o natal e o ano novo. Porém, existe ainda outro dia de promoções que demarcam um grupo seleto de produtos, conhecido como “Cyber Monday”.
O Cyber Monday acontece no dia 28 de Novembro, próxima segunda-feira. Este dia é exclusivo para quem quer comprar eletrônicos como celulares, notebooks, TVs, fones de ouvido e outros produtos que o cliente não conseguiu comprar na Black Friday.
Contudo, essa extensão do dia de descontos funciona como um evento promocional online e desperta além da atenção de clientes, uma grande gama de pessoas com intenção de aplicar golpes. Por isso, fique atento desde já com falsas propagandas.
Dicas para aproveitar a Black Friday
Como citado acima, a Black Friday é uma ótima oportunidade para conseguir aquele produto tão desejado com um desconto especial. Ainda assim é preciso ficar atento com as promoções falsas que tanto despertam a atenção dos consumidores, mas são verdadeiras falácias.
Também chamadas de “pela metade do dobro”, a prática consiste no aumento de produtos semanas antes da Black Friday por parte de alguns lojistas de má-fé, criando assim um falso desconto.
Nesse sentido, uma saída para os consumidores saírem desta roubada é verificar sites que realizam procura de preços, como “Buscapé” e “Zoom”. Com eles, o cliente pode checar o histórico dos produtos e conferir se o item está realmente barato.
Por fim, sempre esteja atento para a sua segurança na hora de comprar. Promoções boas demais para serem verdade e sobretudo enviadas via WhatsApp ou e-mail são quase uma certeza de golpe. Sempre confira atentamente o endereço do site antes de inserir informações pessoais e dados bancários, e certifique-se da autenticidade da página.