A Black Friday é uma data que muitos brasileiros aguardam. Afinal, com as liquidações, diferentes pessoas deixam para fazer suas compras nesta data. Seja para aproveitar os descontos ou então até mesmo para antecipar suas compras de Natal. Todavia, o cenário pode acabar mudando e tendo uma certa alteração nos descontos. Isso por conta da seca no Amazonas.
A falta de chuva acabou gerando diversos problemas como a morte de animais e deslizamento de terras. Entre esses problemas, também é possível citar a diminuição do nível de água nos rios. Sendo assim, grandes embarcações terão dificuldade de realizar o transporte das mercadorias. Podendo, portanto, gerar atrasos, ou então, aumentos nos preços na busca por alternativas de transportar os produtos.
Quer saber mais sobre este cenário em nosso país? Então, continue conosco na leitura deste texto.
Seca no Amazonas
A falta de chuva no estado trouxe diversos problemas às famílias que moram nos lugares em que a seca atingiu. Por exemplo, o deslizamento de terra. Assim como a morte de diversos animais e a diminuição do nível de água nos rios.
Sendo assim, os dados apontam números altos de cidadãos afetados pela estiagem. São mais de 600 mil moradores do Amazonas em cerca de sessenta cidades diferentes que estão enfrentando diferentes desafios em virtude da seca.
A seca no Amazonas afeta a Black Friday no Brasil?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que a Zona Franca de Manaus é responsável pela fabricação de produtos como eletrodomésticos, televisões, celulares, entre outros eletrônicos. Assim como fabrica também veículos e bicicletas.
Agora em relação à seca no Amazonas, ela pode afetar a Black Friday no Brasil por conta da diminuição do nível de água nos rios. Isso porque, o esvaziamento dos rios já está dificultando, ou até mesmo, impossibilitando o transporte de mercadorias. Os produtos podem, portanto, ter um atraso ao chegar aos consumidores. Ou até mesmo, ter custos adicionais por conta da busca de novas alternativas para levar estes produtos.
Ademais, o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Rodrigo Bandeira, afirmou que as pessoas já devem estar tomando providências para que os produtos cheguem ao seu destino. O vice-presidente também lembrou que o problema pode ir além do preço dos produtos, afetando as áreas de logística e transporte, podendo gerar até mesmo demissões.
Influência da Black Friday no cotidiano brasileiro
A Black Friday, desde sua criação em nosso país, no ano de 2011, influenciou o cotidiano brasileiro, tornando-se uma das datas que os brasileiros mais aguardam para compras. Ela estimula o consumo, oferece descontos expressivos em diversos produtos e serviços, levando as pessoas a planejarem suas compras com antecedência e a aguardarem ofertas especiais.
Além disso, promove mudanças nos padrões de compra, incentivando o comércio online e estimulando a economia local. No entanto, também no Brasil, a Black Friday, segundo especialistas, não se trata apenas de uma liquidação, mas muitas pessoas aproveitam a data para antecipar suas compras de Natal.
E você, acha que a seca no Amazonas pode influenciar significativamente a Black Friday? Compartilhe conosco, a sua opinião, nos comentário abaixo.