A Black Friday é um dos momentos em que o comércio do mundo fica bastante aquecido, com diversas ofertas e descontos exclusivos. Importado dos Estados Unidos, o evento mexe com todo o comércio brasileiro, seja o físico, seja o eletrônico. Contudo, é preciso saber aproveitar a data para conseguir descontos, de fato.
Além disso, é importante ficar atento para não perder o prazo. Isso porque todos os anos a Black Friday acontece em novembro, sempre em um dia específico. Por isso, é fundamental organizar as finanças para quando este momento chegar.
Quando acontecerá a Black Friday?
A Black Friday é um evento onde todos os produtos e serviços podem entrar em promoção. Historicamente, a data marca a queima de estoque de algumas lojas, abrindo espaço para as vendas de final de ano. Nas lojas de roupa, historicamente o momento marca a queima de estoque da estação anterior, para a entrada das linhas de inverno (no hemisfério norte) e de verão (no hemisfério sul).
Por conta do ciclo da economia, as lojas de roupas tendem a ser as que lançam as melhores promoções nessa época. Contudo, a moda da Black Friday gerou um grande ruído, e agora até mesmo os eletrônicos vem ganhando espaço. Lojas gigantes no Brasil, como o Magazine Luiza, já começaram o saldão, que dura o mês todo.
Contudo, mesmo que algumas lojas façam o evento durar o mês todo, formalmente a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês. Neste ano, a data cairá no dia 25 de novembro. É neste dia que os consumidores devem se deparar com as melhores promoções. Em alguns produtos, o desconto pode chegar a 80%.
Porém, a época também é um excelente convite para o endividamento. Por isso, o ideal é organizar bem as finanças e a lista de compra, para não se perder no meio de tanto preço baixo.
Dicas para aproveitar do jeito certo
Existem algumas dicas que podem ajudar os clientes a aproveitarem, de fato, a Black Friday. Com elas, as chances de pagar mais barato são maiores, sempre buscando o menor preço dos produtos. Por isso, anote elas em algum caderno ou no celular para não esquecer.
A primeira dica é fazer uma lista de produtos que você quer comprar. Ao lado do produto, anote o valor de hoje. Assim, quando o produto entrar em oferta, você saberá se ele está valendo a pena ou não. Às vezes o desconto existe, mas é baixo. Além disso, é importante ficar atento, porque os eletrônicos e eletrodomésticos normalmente ficam a preços baixos durante todo o mês. Dessa forma, veja em qual loja você terá o maior desconto.
Outra dica importante é baixar os aplicativos das lojas. Isso porque a Black Friday costuma dar descontos exclusivos no app, o que não acontece para quem compra dentro da loja ou pelo site no computador. Ainda, opte por fazer as compras em aplicativos de pontos ou cashback. Assim, o desconto é ainda maior.
Por último, entenda como cada loja funciona. Na Amazon, as ofertas relâmpagos são imperdíveis. No Magalu, as promoções se concentram nos eletrônicos, e assim por diante. Dessa forma, a sua Black Friday fica ainda mais econômica.