A Black Friday tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. O evento acontece na última sexta-feira de novembro, que neste ano cai no próximo dia 24.
Tal como o nome sugere, seria originalmente um único dia de ofertas especiais. No entanto, cada vez mais lojas e plataformas de vendas adiantam o período de descontos em semanas.
“A Black Friday se tornou um movimento global, que ganhou muita importância no comércio eletrônico”, aponta Maurício Cascão, CEO da Mosaico, empresa dona dos sites Zoom e Buscapé.
Oportunidades até antes da Black Friday
O executivo explica que já na virada do mês começa a Black November, trazendo oportunidades e promoções. O movimento chega ao ápice na sexta-feira, e depois ainda há uma espécie de “ressaca”, com a Cyber Monday.
“Nem sempre o consumidor precisa esperar a Black Friday, pode ser que apareça uma condição de preços melhor ao longo do mês”, avalia.
Então, para saber se o preço está realmente em conta, o executivo sugere que os consumidores preparem uma lista de desejos e usem ferramentas de monitoramento para acompanhar a variação do valor do produto ao longo do último ano.
Além disso, é possível criar alertas de preços para momentos em que determinado produto da lista de compras estiver com um valor menor do que quando comparado com os 40 dias anteriores.
“O consumidor pode definir um determinado valor de preço, e ser avisado quando o produto alcançar esse patamar, e pode receber o alerta quando o desconto estiver próximo ao valor estabelecido”, detalha.
Black Friday ou Fraude?
Originalmente criada nos Estados Unidos, a promoção foi criada para oferecer descontos imperdíveis de mais de 50% no preço de tabela dos itens à venda.
Desde 2010, a Black Friday também foi incorporada pelo calendário do comércio brasileiro. Contudo, o problema é que os preços por aqui não baixam tanto e muitas vezes a propaganda oferta descontos irreais de até 90%.
É por esse motivo que no Brasil, a Black Friday passou a ser chamada de Black Fraude, o que afeta a confiança de consumidores para a data.
No evento de 2020, inclusive, entre as reclamações feitas pelos consumidores, 27% foram sobre propaganda enganosa, ou seja, oferta diferente do preço efetivo ou aumento repentino de preço na véspera.
Dessa forma, acompanhe de perto os preços para não ser enganado.
Como evitar a Black Fraude na Black Friday
Como mencionado, a melhor forma de evitar a indesejada situação de fraude nas compras de Black Friday é planejar a lista de compras com antecedência e fazer um monitoramento de preços.
Em suma, o ideal é que o consumidor saiba o que quer comprar na data um ou dois meses antes para poder comparar preços e fabricantes.
Além disso, como a fraude também pode estar configurada em preços abusivos de frete ou não aplicação de desconto no checkout, o consumidor deve estar atento durante toda a jornada de compra e venda.
Depois de concluída a transação, o pedido de estorno costuma ser mais demorado, estando entre as reclamações frequentes dos consumidores insatisfeitos.