Consultorias especializadas no monitoramento do mercado dizem que a Black Friday deste ano não teve tantas vendas online. Algumas consultorias estipulam a queda nas vendas na casa de 23%, enquanto outras informam valores ainda piores: 34%. Apesar disso, especialistas dizem que isso não quer dizer que tenha acontecido uma diminuição nas vendas como um todo.
Isso porque a última Black Friday ainda tinha restrições de abertura para algumas lojas. Com isso, a compra em lojas físicas pode ter subido neste ano, o que recuperaria a queda dos e-commerces. Além disso, é preciso lembrar que o movimento de descontos continua por mais alguns dias em algumas lojas.
Black Friday mais fraca em 2022
Consultorias que monitoram vendas online mostraram que as vendas pela internet caíram bastante de 2021 para 2022. A NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, informou que houve uma diminuição de 23%, ao passo que Confi Neotrust estimou uma queda de 34,18% usando a mesma base de comparação. Na internet, consumidores criticaram a data.
Isso porque foram poucas as promoções, de fato. Além disso, o preço de muitos produtos subiu, principalmente dos smartphones e televisões, os grandes campeões de busca nessa data. Apesar disso, os dados não representam, necessariamente, uma queda de vendas na Black Friday. Segundo a Nielsen, considerando os 25 de novembro, a queda no faturamento das empresas foi de apenas 1%.
Na prática, isso teria acontecido porque as lojas brasileiras esticaram o período de Black Friday. Em alguns departamentos, os descontos chegam a durar todo o mês de novembro. Em outras lojas, a próxima semana ainda será de descontos, o que representa mais uma oportunidade para os brasileiros aproveitarem os preços mais baixos.
A Black Friday se notabilizou, nos último anos, como um dos principais momentos de vendas no comércio brasileiro. Em 2021, ficou atrás apenas das vendas do Natal, que além dos presentes, costumam incentivar o consumo de alimentos em supermercados.
Ainda dá tempo de aproveitar
Mesmo que a Black Friday, de fato, já tenha passado, algumas lojas aproveitam o momento para esticar as ofertas por mais alguns dias. Isso porque o incentivo ao consumo é grande nessa época e, para aproveitar esse espírito, as lojas lançam ofertas por mais alguns dias. Dessa forma, ainda dá tempo de aproveitar os descontos para comprar os produtos pagando menos.
Vale lembrar que, durante a Black Friday, algumas dicas foram importantes (e seguem sendo). Dentre delas, a boa e velha pesquisa de preços em diferentes sites permite conseguir os melhores descontos. Além disso, plataformas de cupons e cashback podem ajudar na economia, seja devolvendo dinheiro ou diminuindo o valor da sua compra. Para quem gosta de pesquisar, outra dica é procurar produtos similares de outras marcas menos conhecidas. As avaliações nos aplicativos podem ajudar a tomar uma decisão mais acertada.
Por outro lado, especialistas dizem que a Black Friday pode ser perigosa para quem não tem controle financeiro. Por isso, antes de sair às compras, veja como está a sua saúde financeira e veja se as parcelas das compras caberão no seu orçamento doméstico.