Um dos maiores momentos de compras no Brasil está chegando. A Black Friday deste ano promete trazer muitos descontos para os consumidores e muito lucro para os lojistas. Contudo, é preciso ter cautela nessas horas para não cair em golpes e também não se endividar. Por isso, especialistas dão dicas para aproveitar da melhor forma este momento.
Dessa forma, hoje vamos dar dicas para quem quer aproveitar o momento para fazer as compras atrasadas. Além disso, vamos mostrar como fazer as suas compras da Black Friday sem se endividar.
Como aproveitar a Black Friday?
A Black Friday é um momento em que a grande maioria das lojas adota promoções exclusivas e imperdíveis. Por isso, os cidadãos aproveitam a época para comprar todos aqueles produtos que estão na lista de desejos, dado que conseguem pagar menos pelo mesmo produto. Contudo, é preciso ter cautela nessa hora.
Isso porque nem todas as promoções anunciadas são verídicas. Na verdade, algumas lojas ainda aumenta os preços semanas antes para que, no dia da Black Friday, consigam vender os produtos com pequenos descontos, mas afirmando que são descontos maiores. Por isso, é importante pesquisar bastante os preços em todas as lojas renomadas.
Por outro lado, evite aderir a promoções muito grandes. Isso porque preços demasiadamente baixos podem ser indício de golpes financeiros. Além disso, evite fazer compras em lojas desconhecidas, principalmente pelo fato de que essas lojas podem ser perigosas.
De forma geral, a Black Friday costuma dar bons descontos para alguns tipos de produto. São exemplos do foco das promoções as televisões, os smartphones e demais eletrônicos. Eletrodomésticos também costumam entrar no alvo dos grandes descontos das grandes lojas.
Como não se endividar nesse momento?
Com a enorme quantidade de promoções disponíveis, é muito fácil se perder no caminho e acabar acumulando muitas dívidas. Por isso, especialistas possuem algumas dicas para que você não se perca neste momento e evite se endividar. Vale lembrar que, para aproveitar a Black Friday, você deve ter uma organização financeira.
Isso porque, sair comprando todos os produtos que você quer pode ser um perigo para as finanças. Dessa forma, uma excelente dica é fazer uma lista de compra com prioridades. Com isso, você dará prioridade a alguns produtos, em vez de comprar as coisas por impulso.
Como já dissemos anteriormente, a pesquisa de preços deve ser feita constantemente para aproveitar os melhores descontos. Além disso, para as compras de menor valor, prefira sempre fazer o pagamento no débito e, para as compras maiores, o parcelamento sem juros pode ser a saída para não se endividar na Black Friday.
Por último, evite usar o valor do décimo terceiro salário para fazer as suas compras. Isso porque esse valor pode ser usado para outras finalidades, como a quitação de dívidas e também para montar uma reserva de emergência. Contudo, vale sempre usar o dinheiro de forma responsável: caso você vá se endividar na compra de algum produto que precise muito, usar esse dinheiro pode ser uma boa ideia.