A Black Friday é uma das principais datas do comércio varejista brasileiro. A próxima sexta-feira (25) é o dia oficial da data promocional, que acontece nos Estados Unidos no dia posterior ao feriado de Ação de Graças. E os brasileiros importaram essa data para aquecer as vendas no país.
Na verdade, muitas lojas lançam promoções relacionadas à Black Friday muito antes da data oficial. Em resumo, o mês de novembro está ficando repleto de promoções desde o seu início. E isso acontece para despertar ainda mais a atenção do consumidor, impulsionando as vendas.
De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a tributação em alguns itens chegou a 72% neste ano. Trata-se de alguns dos produtos mais buscados na Black Friday, e cuja carga tributária se mostrou bastante elevada.
Veja abaixo os itens com as maiores tributações:
- Playstation (vídeo game): 72,18%
- Jogos de videogame: 72,18%
- Smartphone importado: 68,76%
- Micro-ondas: 59,37%
- Tênis importado: 58,59%
- Geladeira: 46,21%
- Televisão: 44,94%
- Tênis nacional: 44,00%
- Fogão: 41,22%
- iPad / Tablet: 37,79%
- Roupas: 34,67%
- Computador (acima de R$ 3 mil): 33,62%
Por exemplo, um vídeo game Playstation custa na faixa de R$ 4,2 mil e R$ 4,5 mil. Isso quer dizer que 72,18% desse valor se refere à tributação embutida, ou seja, R$ 3,2 mil pagos são apenas impostos.
Outro exemplo é o Iphone 13. Caso não houvesse a taxa de tributação de 68,76%, o seu valor passaria de R$ 9,2 mil para R$ 2,8 mil, segundo tabela do IBPT.
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Vendas na Black Friday devem superar R$ 6 bilhões
A saber, a Black Friday deverá movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico em 2022. É o que apontam as projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Aliás, o número de pedidos deve chegar a 8,3 milhões neste ano.
Caso a estimativa se confirme, o montante bilionário irá superar em 3,5% o valor movimentado no ano passado. Isso mostra que o crescimento será tímido, algo que está também aconteceu nas datas especiais deste ano.
Vale destacar que o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de comprar algo pela internet, segundo a ABComm.
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