Com a proximidade da Black Friday, o brasileiro que infelizmente já se habituou a conviver com diversas formas de golpes, precisa abrir ainda mais os olhos. Afinal, se não tomar cuidado, o consumidor pode acabar caindo na “Black fraude”.
As fraudes que se tornaram comuns no dia a dia, ficam ainda mais perigosas nessas datas de maior consumo.
Além disso, os golpistas aproveitam a empolgação do consumidor, com os descontos que o comércio oferece, para pegá-los na distração.
Dessa forma, a fraude mais comum nessa ocasião são as propostas de descontos mirabolantes em anúncios que passam credibilidade devido a data propícia.
Além dos golpes mais elaborados, praticado por bandidos, o consumidor também se depara com a esperteza de certos fornecedores. Eles dobram o preço das mercadorias para iludir o consumidor com vendas de produtos pela metade do preço.
Quer saber mais detalhes sobre os golpes que podem transformar o sonho da Black Friday no pesadelo da “Black fraude”? Continue a leitura do texto até o final!
Fatores que contribuem para esse dia tão esperado se tornar a “black fraude”
A princípio, o principal fator que facilita a vida dos bandidos de carteirinha e dos fornecedores espertinhos, é a falta de atenção do consumidor.
A emoção gera distração, e esse é o ingrediente que o golpista está esperando, o fermento para que a receita de golpe dê certo.
Assim como a distração impede o consumidor de perceber que o valor do produto sofreu elevação às vésperas do grande dia, também impede de perceber sinais de golpe em anúncios e mensagens. Além disso, grande parte dos consumidores, que pretendem se beneficiar dos descontos, devem efetuar o pagamento via PIX. Afinal, de acordo com levantamento da FEBRABAN no ano de 2022, o pagamento instantâneo atingiu transações que se aproximaram da casa dos 24 bilhões.
Esse montante foi superior às operações com DOC, cartão de débito, boleto, TED e cheques juntos.
Contudo, os golpes nessa modalidade de pagamento se renovam toda semana, surgindo novas formas de fraudes ou atualizando as já existentes, com mais criatividade e estrutura vinda dos golpistas.
Alguns dos golpes que podem transformar sua black Friday em “Black fraude”
Primeiramente, cabe ressaltar que são muitos os golpes e que a cada dia surge um golpe novo.
Dessa maneira, cabe ao consumidor criar o hábito do cuidado e prevenção. Contudo, alguns golpes já estão em uso há bastante tempo e outros desde o início do ano, ficando mais fácil de identificar.
Um exemplo disso, é o golpe da mão fantasma, que utiliza trojans bancários para efetuar operações direto no celular da vítima. Assim, já foi possível identificar até uma nova versão do golpe, em que as movimentações ocorrem de forma automática.
Golpes em dois frontes
Por fim, vale também lembrar que na intenção de arrecadar dinheiro de forma ilícita, os criminosos agora agem nas duas pontas da cadeia comercial.
Dessa forma, além do consumidor as grandes lojas também precisam estar atentas. Afinal, a criação de lojas falsas, utilizando identidade visual das verdadeiras, ou mesmo lojas fantasmas que se apresentam como vendedores, já começaram a surgir.
A dica é sempre desconfiar ao menor sinal de fraude, estar atento e evitar o desconhecido.
Falta pouco para o grande dia, fique atento para não ser enganado pelas ofertas da “black fraude”. Volte para mais informações!