Quando chega o final do ano, muitas pessoas começam a rever seus investimentos para o ano seguinte. No Brasil, especialmente, isso acontece após um processo eleitoral, que mudará os rumos do país nos próximos 4 anos. Contudo, no cenário internacional, especialistas dizem que pode ser, sim, uma excelente ideia rever os investimentos. E isso vale para quem tem Bitcoin.
Isso porque as criptomoedas, que se popularizaram muito em 2021, ficaram esquecidas nos últimos meses. Seja por conta da desvalorização do Bitcoin, seja por conta de outros investimentos mais atrativos, talvez seja a hora de mudar de estratégia para 2023.
O que esperar do Bitcoin em 2023?
Diversos estudos começam a comprovar que o Bitcoin, agora, se transformou em um ativo de investimentos semelhante a outros presentes no mercado americano. Com isso, tudo que acontece no mundo afeta a criptomoeda e, por isso, é preciso entender como anda a economia fora do Brasil. Com isso, você poderá tomar a melhor decisão para a sua carteira de investimentos.
De forma geral, especialistas não recomendam o Bitcoin para 2023. Isso porque o mundo todo passará por uma recessão econômica, onde os países devem ter dificuldades para crescer. Para quem investe nas criptomoedas, isso significa que, diante deste cenário, investidores internacionais não vão tomar muito risco, o que colabora para os ativos de maior risco apresentarem queda.
Além disso, vale lembrar que o banco central americano, o FED, vem aumentando as taxas de juros, o que favorece a renda fixa internacional. Com isso, colocar dinheiro em Bitcoin e até mesmo na bolsa de valores americana pode ser um grande erro.
Apesar disso, isso não quer dizer que você não pode ter rendimentos positivos colocando seu dinheiro em Bitcoin. Contudo, pode ser mais inteligente colocar o seu dinheiro em outros produtos financeiros.
Onde investir no ano que vem?
Para 2023, investir em Bitcoin pode não ser uma boa ideia por conta do cenário de incerteza na economia do mundo todo. Porém, existem milhares de produtos financeiros que podem ajudar você a ganhar dinheiro com seus investimentos. Vale lembrar que você deve sempre seguir o seu perfil de investidor para escolher os melhores lugares para investir.
Dessa forma, especialistas indicam o investimento em renda fixa. Isso porque ela dará bons rendimentos aos investidores, principalmente porque o Banco Central deve manter as taxas de juros em alta. Para aproveitar isso, você pode colocar o seu dinheiro em alguma conta digital que renda 100% do CDI, como o Nubank, o Méliuz e até mesmo o PicPay. Vale lembrar que, nessas plataformas, você também pode investir em Bitcoin e, por isso, pode diversificar os investimentos.
Para quem aceita mais risco na hora de investir, uma excelente ideia é montar uma carteira de ações. Assim como o Bitcoin, essa modalidade é de renda variável e possui diversos riscos. Contudo, as principais corretoras possuem serviços gratuitos de recomendação de ativos e você pode segui-los.