Depois de virar febre no mundo dos investimentos, as criptomoedas parecem ter perdido espaço nos noticiários sobre finanças. Isso porque a queda nos valores das moedas foi grande. Somente o Bitcoin perdeu, em 2022, quase 62% de seu valor de mercado, fazendo com que muitos investidores perdessem dinheiro nesse investimento.
Contudo, especialistas dizem que, para quem investe para o longo prazo, a modalidade ainda pode ser boa. Por outro lado, o atual cenário da economia afasta os grandes investidores dessa modalidade cheia de riscos. Em 2022, o Bitcoin segue sendo a maior criptomoeda do planeta.
Bitcoin caiu. E agora?
O Bitcoin segue sendo a maior criptomoeda do mundo. Além de estar em diversas carteiras de investimentos de pessoas comuns, muitos fundos de investimentos possuem o ativo na composição. Por isso, mesmo que pareça ter perdido popularidade, o mercado de criptomoedas ainda é muito frequente na vida de quem investe.
O que aconteceu no ano de 2022 foi uma passagem da euforia para o pessimismo. Enquanto em 2021 o Bitcoin foi o astro dos investimentos, com rendimentos altíssimos, o ano de 2022 veio com a queda brusca do preço da criptomoeda. Além dessa moeda digital, outras também caíram bastante nesse ano. O Ethereum, por exemplo, perdeu 67,33% do seu valor de mercado, mesmo sendo a segunda maior criptomoeda do planeta.
Por conta disso, muitos investidores deixaram as criptomoedas de lado. Enquanto alguns venderam todas os Bitcoin que tinham, outros apenas decidiram por não comprar mais as criptomoedas. Contudo, especialistas começam a falar novamente sobre o assunto, o que pode ressuscitar esse universo nos próximos anos.
Segundo economistas, porém, é preciso que a economia mundial se recupere para que os preços voltem a subir. Vale lembrar que a Europa está em uma situação complicada. O mesmo acontece nos Estados Unidos.
O que fazer com esse investimento?
Diante da perda de valores relevantes com o investimento em criptomoedas, muitas pessoas se perguntam o que fazer com esse dinheiro agora. Para isso, ouvimos a opinião de especialistas no assunto, que também divergem em relação o que você deve fazer com esse dinheiro investido em Bitcoin e em outras moedas digitais.
Isso porque os preços devem seguir nos atuais patamares por um bom tempo, até que a economia mundial se recupere. Apenas quando a situação melhorar na Europa e nos Estados Unidos é que o Bitcoin deve voltar a subir como nos anos anteriores.
Sabendo disso, você pode tomar duas decisões. A primeira é deixar o seu dinheiro investido em Bitcoin parado, deixando a criptomoeda de lado na hora de investir. A segunda saída apontada por especialistas é investir pouco dinheiro nesses ativos, principalmente por conta do alto risco que eles têm.
Vale lembrar que o atual cenário é de cautela no mercado, o que faz com que a renda fixa ganhe ainda mais força por conta dos juros altos do Banco Central no Brasil e em outros lugares do mundo. Apesar disso, é falso afirmam que o Bitcoin morreu ou que vai deixar de existir em breve.