As criptomoedas vêm ganhando espaço no mercado, mas o Bitcoin está “destruindo”. Desde meados de setembro de 2020, o Bitcoin vem subindo sem parar. De setembro para cá, o Bitcoin se valorizou em mais de 200%. É difícil encontrar qualquer investimento que consiga replicar tal performance em pouco tempo. O Bitcoin está muito próximo dos 200 mil reais. E você, possui a criptomoeda, ou não?
É hora de comprar ou não?
Já fiz alguns artigos falando sobre o Bitcoin. Todos os artigos mencionaram o valor do Bitcoin e uma eventual correção. Correção que aparentemente não vem. Na verdade, com essa tendência de alta que já persiste a meses, o Bitcoin aparenta ser “imbatível”.
Mas uma hora as pessoas vão se “encher” e a criptomoeda vai desvalorizar. A queda máxima é difícil de saber. Será que volta aos 100 mil? Será que fica abaixo disso?
Eu não sei. Eu também não sei se continua subindo, ou se vai se valorizar mais uns 100%, ou 200%, ou mais.
Por isso, por compreender que o Bitcoin é algo muito volátil e que pode render muito (ou gerar grandes perdas), o valor investido deve ser pequeno.
Outro detalhe; em minha opinião, todos os investidores deveriam ter Bitcoin. Não necessariamente através da criptomoeda diretamente, mas por meio de fundos já poderia ser uma boa.
Eu acredito que o tamanho dos Bitcoins, ou das criptomoedas dentro de sua carteira não pode superar os 1%. Havendo mais do que isso, você precisa vender parte, ou se preparar para a venda.
Bitcoin é seguro?
Eu considero o Bitcoin ou os fundos de investimento em criptomoedas (como o da Vitreo, ou da Discovery), seguros. Porém, são extremamente voláteis.
Ou seja, hoje o fundo pode estar com uma valorização de 10%, mas amanhã ele pode registrar depreciação de uns 20%. Desse modo, aquele dia de ganhos é “devolvido” e você fica com um bom prejuízo.
Por se tratar de um ativo extremamente volátil, o investimento deve ser feito com muito cuidado. Não se esqueça. Se pensar em investir, faça isso com pouco dinheiro.