Da meia noite de sábado até a meia noite de hoje o Bitcoin subiu 13,18% e analistas são unânimes em afirmar que é um reflexo da guerra. Com isso, investidores internacionais saíram da bolsa russa e migraram para outros ativos. Entre eles, a maior e mais famosa criptomoeda do mundo. Um bom sinal para quem investe nesses ativos, mas mais importante ainda para quem quer dar proteção ao seu dinheiro.
Dessa forma, é importante saber que, mesmo com a grande volatilidade, o bitcoin pode ser usado para tirar o seu dinheiro do país. Além disso, também serve para tirar o país do seu dinheiro. Isso porque o bitcoin não pertence a nenhuma nação e é exatamente isso que atrai os olhos dos investidores.
Disparada é uma resposta aos economistas
A disparada de mais de 13% da criptomoeda é um forte alerta aos economistas e aos profissionais das relações internacionais. Isso porque o ativo se tornou a principal fonte de segurança para os investidores, principalmente para aqueles que moram em regiões de conflitos. Os desastres de uma guerra afetam o dinheiro do país sempre. Com as moedas descentralizadas, isso não acontece.
E é esse o principal fator da alta. A grande mídia em torno da guerra da Ucrânia acendeu o alerta de que, em relação ao dinheiro, é importante que ninguém mande nele, principalmente em países com geopolíticas internacionais tensas. Dessa forma, ucranianos e russos estão adotando a criptomoeda como proteção. Os ucranianos por conta do desastre em seu país; os russos por conta da desvalorização de mais de 70% da sua moeda até agora.
Além do bitcoin, o Ethereum também subiu. Mesmo que a percentuais menores, os investidores tiveram um rendimento de 7,48% com a segunda principal moeda digital. Isso renova as esperanças em uma economia mundial que adote essas moedas, mesmo com a resistência da maioria dos políticos.
Qualquer um pode comprar bitcoin?
Na prática, qualquer pessoa pode comprar bitcoin. Contudo, a filosofia de investimentos é diferente para cada tipo de pessoa. Exatamente por isso, analistas alertam para os perigos, no curto prazo, das moedas digitais, mas ressaltam seus fundamentos.
Isso porque o bitcoin pode ser usado como investimento, mas também como uma reserva de valor. Para aqueles que querem usar como investimento, é indicado apenas para os perfis agressivos de investidor, que são aqueles que fazem operações mais arriscadas. No caso de ser uma reserva de valor, analistas afirmam que qualquer um pode comprar, desde que não fique olhando, diariamente, os preços. Isso porque, nessa segunda modalidade, a ideia é ter uma moeda acessível mundialmente, que protege você de qualquer problema econômico ou social no seu país.
Atualmente, existem diversas corretoras de criptomoedas no mundo. Dentre as mais famosas estão a Binance e a Crypto.com. Ainda, vale lembrar que você deve pesquisar bem antes de investir na corretora, dado que ela precisa ser confiável e ter o respaldo de muitos clientes.