O bitcoin não está vivendo bons momentos nesse início de 2022. A saber, a maior e mais famosa criptomoeda do mundo despencou nessa semana. Notícias vindas dos Estados Unidos e do Cazaquistão afetaram fortemente as negociações das moedas digitais, incluindo o bitcoin.
A saber, a criptomoeda já despencou mais de 11% na comparação com a última segunda-feira (3). Aliás, a cotação do bitcoin nesta sexta-feira (7) estava abaixo dos US$ 42 mil. A última vez que a moeda digital caiu para esse patamar foi no final de setembro do ano passado.
Em resumo, as variações do bitcoin são muito importantes para todo o mercado de criptomoedas. Isso porque o bitcoin é considerado um ativo de proteção justamente contra maiores variações no mercado de moedas digitais. No entanto, as notícias desta semana não foram positivas para as criptomoedas, em geral.
Ata do Fed e decisão do Cazaquistão afundam bitcoin
Em primeiro lugar, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, divulgou a ata da sua última reunião, que definiu para março o encerramento dos estímulos na economia norte-americana. O documento também revelou que os juros no país podem subir mais fortemente do que o esperado em 2022.
Quando os juros começarem a subir, muitos investidores acabam migrando para dos ativos de risco para a renda fixa. Em síntese, os juros mais elevados tendem a fazer os títulos soberanos do país terem uma rentabilidade mais alta, e estes títulos são considerados o ativo mais seguro do planeta. Assim, os investimentos tradicionais ganham espaço em detrimento dos mais arriscados, como as criptomoedas.
Além disso, o governo do Cazaquistão desligou a internet do país para conter os protestos contra o governo. A situação está tão complicada no país, que a Rússia enviou tropas de paraquedistas e a China segue preocupada com a situação, pois compra boa parte do petróleo produzido.
O problema para o bitcoin é que o Cazaquistão é o segundo maior minerador mundial da moeda, respondendo por 16% de toda a mineração global. Em suma, as incertezas em volta desse cenário preocupam os investidores e enfraquecem o bitcoin. O mercado só pode aguardar mais notícias e torcer pela melhora de tudo.
Leia Mais: Governo federal paga quase R$ 9 bilhões em dívidas de estados em 2021