A gestão de recursos de pessoas com muito dinheiro costuma ser discreta, mas monitorada de perto por economistas e agentes do mercado. No caso da família Moreira Salles, dona do Itaú, a discrição na hora de investir é ainda maior. Contudo, alguns dados podem ser obtidos por órgãos reguladores, o que facilita o trabalho de quem quer monitorar os investimentos da família.
Por isso, hoje vamos entender como investe a família Moreira Salles, dona do Itaú Unibanco e mais algumas outras empresas.
Como investe a família dona do Itaú?
Famílias com grandes patrimônios costumam aderir a fundos exclusivos para investir os valores. Muito além da praticidade de reunir tudo em apenas um produto, esses fundos possuíam isenção de come-cotas e diversas outras isenções tributárias. Com a nova tributação, especialistas acreditam que isso deve mudar, mas não muito. No caso da família dona do Itaú, a situação não é diferente.
Isso porque a família Moreira Salles investe através da Brasil Warrant S.A. (BWSA), uma holding que controla o Grupo Moreira Salles. Atualmente, a BWSA é controladora de empresas no setor bancário, além da Alpargatas, fabricante da Havaianas. Além dessas, a BWSA controla a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Contudo, a BWSA não gere recursos apenas da família dona do Itaú. Ao todo, a empresa faz a gestão de R$ 105,18 bilhões, sendo R$ 48 bilhões pertencentes à família Moreira Salles, segundo o portal Mais Retorno, que afirma ter retirado a informação do Market Makers.
Ao todo, a BWSA tem 29 fundos de investimentos, sendo 15 fundos tidos como exclusivos da Brasil Warrent. A alocação se diversifica entre investimentos no Brasil e também no exterior. Além disso, os fundos da família também investem em fundos do próprio Itaú, que são acessíveis a investidores comuns clientes do banco. Dessa forma, qualquer pessoa pode investir em alguns produtos que a família dona do banco investe.
Onde o valor está investido?
O patrimônio da família Moreira Salles está fica diversificado em fundos de investimentos fora do Brasil e também em produtos do mercado brasileiro. Como mencionado anteriormente, a família investe nos fundos de investimentos de sua própria empresa, o Itaú, atualmente o maior banco da América Latina e com excelentes resultados financeiros.
Grande parte dos investimentos ficam em outros fundos de investimentos. No fundo principal, a família investe em fundos offshore, além de ETFs fora do país. No cenário brasileiro, os donos do Itaú investem em fundos de renda fixa do próprio banco. Nas ações listadas no Brasil, em dezembro de 2022 a família investia, inclusive, em bancos concorrentes, como Banco do Brasil e Bradesco. Além de bancos, o fundo dos Moreira Salles também investe em Sabesp, Raia Drogasil e Guararapes.
As posições foram descritas pelo portal Mais Retorno. O investimento em ações são de dezembro de 2022 e a alocação já pode ter mudado. O texto não representa uma sugestão de investimentos.