Quatro meses após elevadas críticas ao desmatamento, Biden e outros membros irão receber um dossiê nesta semana para a suspensão de acordos entre os Estados Unidos e o governo Bolsonaro. A notícia havia sido publicada pela BBC News em que tiveram acesso ao documento com mais de 31 páginas.
Segundo o informado no documento, Bolsonaro estaria muito próximo de Donald Trump e estaria colocando a democracia em risco. “A relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias”. Além disso, desejam provas de que as importações do Brasil para os EUA não sofrem com a corrupção dos direitos humanos e da natureza.
Esse documento foi escrito por 11 professores, dentre eles, 09 estadunidenses. Sem contar ainda com as ONGS internacionais como Greenpeace EUA e Amazon Watch. O Palácio do Planalto informou que não iria comentar mais sobre o Dossiê. O endosso do texto informa o nome de mais de cem acadêmicos de universidades como Harvard, Brown e Columbia.
Biden já criticou o presidente brasileiro
Tanto Biden quanto sua vice-presidente, Kamala Harris, já criticaram o presidente Bolsonaro por inúmeros fatores. Este, desde a derrota de Trump nas urnas, assiste ao congelamento de muitos investimentos e negociações. O atual material que possuem em mãos foi entregue por Juan Gonzales, diretor-sênior para o hemisfério ocidental do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. O mesmo também já realizou críticas vindas e redirecionadas para o país brasileiro.
Ele também se manifestou no Twitter: “Qualquer pessoa, no Brasil ou em qualquer outro lugar, que pensa que pode promover um relacionamento ambicioso com os Estados Unidos enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos claramente não tem ouvido Joe Biden durante sua campanha.”
Anybody, in Brazil or elsewhere, who thinks they can advance an ambitious relationship with the United States while ignoring important issues like climate change, democracy, and human rights clearly hasn’t been listening to Joe Biden on the campaign trail. https://t.co/SyIGlFMdpx
— Juan S. Gonzalez (@Cartajuanero) October 22, 2020
No ano de 2019, a atual vice de Biden, Kamala Harris, também se manifestou em suas redes sociais contra o mesmo: “O presidente Bolsonaro do Brasil deve responder por esta devastação. A Amazônia gera mais de 20% do oxigênio do mundo e é o lar de um milhão de indígenas. Qualquer destruição afeta a todos nós.”
Brazil's President Bolsonaro must answer for this devastation. The Amazon creates over 20% of the world's oxygen and is home to one million Indigenous people.
Any destruction affects us all. pic.twitter.com/rbdtuHMXJ9
— Kamala Harris (@KamalaHarris) August 24, 2019
Leia mais artigos sobre política ao conhecer a categoria exclusiva do Brasil 123, clique aqui.