Muitos aposentados têm direito ao recebimento da aposentadoria porque trabalharam toda a sua vida para receber esse dinheiro. Entretanto, há benefícios que os idosos têm direitos, fora a aposentadoria, que todos devem ter ciência. Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles!
Benefícios para idosos que você deve conhecer
Há benefícios que os idosos têm direito porque o Governo garante a eles. Ao contrário da aposentadoria, que apenas os contribuintes podem receber, há aqueles que independem da contribuição e que fazem a vida do idoso ter mais qualidade. Veja a lista deles:
Isenção do IPTU
Não é uma regra, mas algumas cidades garantem a isenção do IPTU aos seus idosos. Portanto, vale a pena checar se a sua cidade é uma delas e quais são os requisitos para que haja a isenção.
Isenção do Importo de Renda
Outro dos impostos aos quais os idosos fazem jus à isenção é o Imposto de Renda. Portanto, todos aqueles maiores de 65 anos podem solicitá-la, se cumprirem para isso os requisitos necessários.
Medicação gratuita
Muito importante, esse é um dos benefícios que os idosos têm direito que pode mudar a vida de muitas pessoas. Isso porque o dinheiro, geralmente, encurta após a aposentadoria, mas os gastos se elevam. E isso acontece, especialmente, por causa dos cuidados que a saúde demanda com a idade. Os medicamentos podem ser encontrados nas farmácias populares, e são de fornecimento do SUS. A disponibilidade, segundo a lei, atinge principalmente os medicamentos de uso contínuo.
Gratuidade em transporte público
Nada mais justo que os idosos, que contribuíram com o seu trabalho durante toda a vida, conseguirem se locomover sem gastos. E o transporte público é um meio que está disponível para os idosos de forma gratuita. Para solicitar sua entrada sem pagamento, basta que o idoso se identifique mediante apresentação de carteira de identidade, para conferência da idade. Essa regra vale para a maior parte dos municípios brasileiros, portanto, alguns deles podem cobrar taxas.
Meia-entrada
Descontos que visam o desenvolvimento cultural são fornecidos pelo governo à população idosa. Portanto, a meia-entrada é outro dos benefícios que os idosos têm direito em vários lugares, quando adquirem ingressos. Alguns deles são, por exemplo, teatros e cinema.
Vagas de estacionamento
Todo mundo já encontrou na rua alguma vaga sinalizando que o estacionamento está reservado aos idosos. Isso acontece porque é um dos benefícios que os idosos têm direito por lei. O Estatuto do Idoso garante às pessoas mais velhas que todos os locais tenham, pelo menos, 5% de suas vagas disponíveis para que os idosos possam estacionar. Isso facilita a vida deles, que têm dificuldade de locomoção, uma vez que a maior parte dessas vagas se encontra perto das entradas dos estabelecimentos.
Atendimento preferencial
Por fim, o último dos benefícios que os idosos têm direito é o atendimento preferencial. É garantido a eles, por lei, que sejam atendidos prioritariamente nos locais, sempre que precisarem de atendimentos em público. Assim, eles conseguem evitar filas que os desgastam, por exemplo, em bancos, supermercados, caixas eletrônicos e uma diversa gama de estabelecimentos.