Com a chegada da pandemia da Covid-19, em março de 2020, pessoas pelo mundo precisaram se adaptar a uma nova realidade: trazer o seu escritório para dentro de casa.
Nesta nova modalidade, os trabalhadores, aos poucos, foram descobrindo cada vez mais suas afinidades e tentando driblar as dificuldades que essa forma de trabalho oferece.
A influência do lockdown
Apesar do trabalho remoto já fazer parte do cotidiano de algumas empresas, foi apenas com o decreto do lockdown em diversos estados brasileiros que ele de fato se instaurou.
Dificuldades enfrentadas
Podemos listar uma quantidade considerável de dificuldades enfrentadas desde quando o trabalho remoto começou, em 2020. Afinal, todos precisaram aprender a lidar com o “novo normal”.
- Para aqueles que moram sozinhos, a solidão se tornou uma das maiores dificuldades. Não ter com quem interagir e dividir as tarefas de casa, foi mais pesado durante o período de isolamento social.
- Para as famílias que possuem filhos, o teletrabalho mostrou uma nova realidade. Além de benefícios, como maior proximidade no dia a dia e poder acompanhar o crescimento dos filhos mais de perto, os pais precisaram se desdobrar para que a atenção fosse dada de igual para igual.
Sem a rotina de precisar deixá-los na escola ou ter alguém que pudesse auxiliar durante a semana, acabou sobrecarregando as atividades para um dos lados.
- Para quem mora acompanhado, a rotina que antes consistia em ver o companheiro, pais ou familiares apenas em determinados horários do dia, transformou-se em convivência 24 horas.
Esta situação, assim como as anteriores, trouxe benefícios, como a distribuição de tarefas e o companheirismo, ao mesmo tempo o incômodo por situações do dia a dia e a perda de certa privacidade que, para muitos, tornou-se uma dificuldade a ser enfrentada.
O que o home office trouxe como benefício?
Os trabalhadores também tiveram vários benefícios com o home office. Confira alguns deles a seguir.
Redução de custos
Para os trabalhadores, não depender dos transportes públicos foi uma economia que fez a diferença dentro de casa. Já para os donos das empresas, a economia de energia nos escritórios também foi de grande efeito.
Autoconhecimento
Saber o seu limite, respeitar suas decisões e descobrir novos interesses também fizeram parte da jornada do trabalho remoto.
Flexibilidade
Muitos trabalhadores tiveram a oportunidade de escolher a hora mais conveniente e possível para trabalhar. Além disso, puderam optar por trabalhar na sua casa de campo ou até mesmo na cafeteria do bairro, apenas para mudar o ambiente e trazer mais concentração.
Conforto
Nada como estar no seu ambiente e ter o seu espaço de trabalho. Para muitos, ter a sua cadeira de escritório em casa já fez toda a diferença.
Desde o isolamento social, o trabalho remoto continua presente na vida das pessoas e ainda existem empresas que se adequaram tanto quanto o presencial, permanecendo neste modelo até hoje.
Confira aqui as áreas que mais crescem com a procura por trabalho remoto.