Você costuma comer peixe nas suas refeições? Saiba que o consumo de peixe nas refeições é saudável, pois a recomendação é comer peixe 3 vezes por semana. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar os benefícios do peixe e por que inserir o alimento em sua dieta alimentar.
Quais são os nutrientes presentes no peixe?
O peixe possui gorduras boas, proteínas, vitaminas e, por isso, possui indicações como antioxidante e anti-inflamatória.
Peixes gordos são ricos em ômega 3 (gordura boa), um anti-inflamatório poderoso que ajuda a reduzir a aterosclerose e protege o coração contra as doenças cardiovasculares. Sendo assim, entre os peixes gordos mais conhecidos tem-se: atum, salmão, sardinha, dourado e cavala.
Mas, cuidado: mulheres grávidas devem evitar peixes como atum, cação e peixe-espada, pois estes peixes apresentam grandes quantidades de mercúrio.
Quais são os benefícios que o consumo de peixe traz ao organismo?
Entre os principais benefícios tem-se:
Aumenta a imunidade
O ômega 3, ajuda na produção das células de defesa do corpo, e assim, fortalece o nosso sistema imune. Ademais, por ser rico em vitamina C e E, possui características anti-inflamatórias que previne infecções, aumentando também o sistema imune.
Previne o desenvolvimento da osteoporose
A vitamina D presente no peixe, ajuda na absorção do cálcio e previne o desgaste dos ossos. Desta forma, evita que a osteoporose se desenvolva.
A vitamina D ainda ajuda prevenir doenças como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardiovasculares.
Ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes
Por apresentar grandes quantidades de cálcio em sua composição, o peixe ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes. E ainda, o ômega 3, auxilia na redução da perda óssea, o que garante ossos mais saudáveis.
Previne o envelhecimento precoce da pele
Os peixes magros possuem grande quantidade de antioxidantes que reduzem o envelhecimento da pele, além de prevenir o câncer.
Ajuda na perda de memória
O ômega 3, os antioxidantes, o cálcio e o fósforo presente nos peixes, atuam na proteção das células do cérebro, melhorando o seu funcionamento.
E consumir peixe cru, também apresenta benefícios?
Sim!!!!, por não ter passado pelo processo de cozimento o peixe cru, não perde nenhum nutriente, e dessa forma, traz muito mais benefício para a saúde.
Recomenda-se congelar primeiro o peixe para ser consumido cru, para evitar o risco de intoxicação por bactérias e microrganismos.
Então, se o peixe for consumido in natura, os benefícios aumentam como:
- Acelerar o desenvolvimento do cérebro;
- Combate a anemia;
- Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom;
- Ajuda no controle da pressão arterial.
Desta forma, o consumo de peixe é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, bem como para prevenir doenças.
Assim, é preciso que coloquemos o peixe em nossa dieta, seja ele cru ou cozido, assado, em forma de saladas, e em preparos muito saborosos.
É só deixar a criatividade fluir e preparar o peixe da forma que você mais gosta.
Sendo assim, se você não tem o hábito de consumir peixe, comece aos poucos, prepare com atenção para aumentar o sabor e aos poucos vá aumentando a quantidade de dias de preparo do peixe.