A planta de manjericão é uma das mais comuns existentes nas hortas caseiras, possuindo um cheiro forte, e muito usado em temperos e chá para gripe. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos dar dicas especiais para usar a planta. Então, confira aqui benefícios do manjericão e veja dicas especiais para usar a planta.
Manjericão
Primeiramente, manjericão veio para o Brasil juntamente com imigrantes italianos, se tornando uma planta muito usada na preparação de pratos culinários. Entretanto, a planta é originária da Ásia.
O manjericão possui nome científico Ocimum basilicum L., e possui em sua composição nutricional, óleos essenciais como, eugenol, pineno, timol e ácido ursólico. Além disso, possui vitaminas A, C, B1, B2 e B3, e minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Assim, contém substâncias com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliares no tratamento de cefaleias, sintomas respiratórios, transtornos gastrointestinais e lesões orais e na pele. As partes mais usadas são as folhas, as sementes e as raízes, no preparo de xaropes e infusões.
Quais são os principais benefícios do manjericão?
Confira logo abaixo todos os benefícios do manjericão e veja dicas especiais para usar a planta que separamos para você.
Em gripes e resfriados
Pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a infusão do manjericão é muito utilizada nas gripes e resfriados. Sendo assim, a planta combate os vírus que causam a gripe e o resfriado.
Mantem a saúde bucal
Para manter a saúde bucal, o chá de manjericão é feito através de gargarejos, auxiliando no tratamento de problemas bucais.
Auxilia nos problemas renais
O chá de manjericão é muito usado para problemas de retenção de líquidos pelo corpo, além de possuir alta ação de hidratação.
Sua ação antioxidante auxilia para melhorar todo o sistema urinário.
Auxilia na digestão
O chá de manjericão, por possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a melhorar a digestão. Os componentes nutricionais do manjericão auxiliam no trabalho do fígado, além de prevenir espasmos, cólicas e gases intestinais.
Faz bem para o coração
O manjericão é rico em minerais com atuação na saúde do sistema cardiovascular. O magnésio e o potássio regulam o funcionamento do sistema muscular e dos batimentos cardíacos.
Auxilia no controle da pressão arterial
Devido à presença do eugenol, o manjericão possui propriedades antioxidantes e vasorelaxantes, atuando positivamente na pressão arterial. Além disso, os taninos, saponinas e flavonoides reduzem a formação dos radicais livres, o que evita consideravelmente os danos nas artérias além de prevenir e controlar a pressão alta.
Ajuda controlar o açúcar no sangue
Os compostos bioativos presentes no manjericão inibem a digestão e absorção dos carboidratos, que sensibilizam as insulinas.
Ajuda no tratamento de aftas
As propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas permitem que a erva seja usada em bochechos e gargarejos. Dessa forma, tratando aftas, gengivite, dor de garganta e amigdalite.
Por fim, agora que você já sabe quais são os benefícios do manjericão, utilize-o sob a forma de chá ou em temperos da culinária, e conte com os benefícios do manjericão para a sua saúde.
Além disso, saiba que os benefícios do manjericão ultrapassam os mencionados neste artigo.
Dessa maneira, você pode fazer o chá de manjericão ou usá-lo de outros modos para se aproveitar de seus benefícios. Aproveite o manjericão para preparar os seus pratos mais deliciosos!!!!