Originária do Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente, é formada em seu interior por pequenas sementes com polpas avermelhadas, comestíveis e de sabor agradável. Conheça agora no Brasil 123, todos os benefícios do chá de romã.
Romã
A romã é comumente citada em passagens bíblicas do Velho Testamento, no período em que os judeus deixaram o Egito para voltar à Terra Prometida e ocuparam Jericó. Em algumas regiões, já citadas anteriormente, o povo a considera uma fruta associada ao amor e a fertilidade, por acreditarem que ela possuía poderes de prosperidade e também afrodisíacos.
Benefícios do chá de romã
A romã contém flavonóides, quercetina, alcalóides, triterpenos, polifenóis e ácido elágico, que são antioxidantes que podem prevenir doenças, como por exemplo:
- O Alzheimer;
- Controlar a hipertensão;
- É anti-inflamatório e antisséptico;
- Alivia a dor de garganta e gengivite.
Porém, ainda está dependendo de mais estudos para que realmente seja comprovada a importância no tratamento e na prevenção do câncer de mama, próstata e intestinos.
Efeitos colaterais
Mas pode ser que venha a ocorrer alguns efeitos colaterais, devido ao uso do chá de romã e os mais comuns são:
- Irritação estomacal;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Alergias.
Caso o consumo seja indiscriminado com doses acima do recomendado, pode ocorrer até uma intoxicação, podendo colocar em risco a vida do usuário. Por isso, caso você apresente algum desses efeitos colaterais ou qualquer outro indesejado, interrompa imediatamente o tratamento e vá rapidamente para o pronto socorro mais próximo.
Quando não usar
Não devem consumir esse chá: crianças com idade abaixo de 2 anos, mulheres grávidas ou puérperas, pessoas que já tenham algum problema estomacal ou que tenha alergia a essa fruta.
Como é o preparo do chá de romã
É muito simples e rápido o preparo desse chá. Então, confira a seguir.
Ingredientes
- 10g de cascas ou folhas de romã;
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo
Primeiramente, em uma panela, coloque para ferver a água e as cascas ou folhas de romã. Quando a água entrar em fervura, abaixe o fogo e deixe que continue por mais ou menos 5 min. Passado esse período, apague o fogo e tampe a panela. Em seguida, deixe esse líquido em infusão por 10 minutos ou até que amorne a ponto que dê para beber.
Por fim, coe e está pronto para o consumo. Você deve beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Pode-se consumir a romã in natura ou através de sucos, adicionada ao iogurte ou saladas. Por ter uma alta concentração de manganês, a romã é utilizada nas zonas de mineração para combater a contaminação por metais pesados. Assim, o chá é feito com cascas, folhas e caules.
O uso da romã no Brasil é maior no mês de dezembro durante as festas de Natal e Ano Novo, por motivo de simpatia, acredita-se que comer as sementes dessa fruta nessas festas vai proporcionar sorte e prosperidade para o próximo ano.
Embora tenha muitos benefícios, o chá de romã não substitui o tratamento médico e deve-se consumir com orientação de um profissional de saúde como um fitoterapeuta ou um médico.