De nome científico filipêndula ulmaria, a planta da família das rosaceae também é chamada de ulmaria, rainha dos prados e aspirina vegetal. Usada para fazer medicamentos caseiros, veja quando você deve tomar e quais são os benefícios do chá de filipêndula logo abaixo:
Tudo sobre o chá de filipêndula
A partir do século XIX, a planta já começou a ser isolada em substâncias parecidas com a nossa atual aspirina. Além de suas propriedades medicinais, entretanto, a filipêndula também possui um aroma bem agradável e, por causa disso, acabou sendo usada para conferir um sabor melhor para cervejas e vinagres.
Entre as propriedades da filipêndula que são benéficas podemos citar a adstringência, antiácida, antiemética, antirreumática, calmante, antiséptica, cicatrizante, diurética, febrífuga e tônica. Por isso, veja abaixo quando você deve tomar e conheça os benefícios do chá de filipêndula:
Conheça os benefícios do chá de filipêndula
Por causa das propriedades que citamos acima, o chá de filipêndula é muito consumido durante diversos tratamentos médicos para auxiliar a medicação durante o processo de cura de pacientes. Por causa disso, dores de cabeça, bexiga, reumatismo, febre, entre outros sintomas igualmente terríveis podem ser amenizados durante um tratamento de saúde que leva o chá de filipêndula durante o processo de cura.
Essa planta é um dos melhores remédios caseiros para tratar problemas como hiperacidez gástrica e por promover a reparação do estômago e controlar a libertação desse ácido presente no interior do órgão. Além disso, é muito potente no alívio de dores reumáticas, fibromialgia, dores musculares e inflamações em geral.
Como fazer o chá de filipêndula?
A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da filipêndula é preparando um chá com suas partes que trazem tantas vantagens para o seu organismo. Mas, seu uso pode ser feito através de tinturas da raiz seca dessa planta, apesar da bebida via oral ser a mais consumida para obter melhoras em tratamentos de saúde. Confira:
Ingredientes
- Duas colheres de sopa de filipêndula picada
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Para preparar esse chá de filipêndula com suas flores secas para tratamento de gripes e resfriados, febres e dores do reumatismo, a infusão feita com folhas e flores pode beneficiar também os rins, a bexiga e estimular a excreção de ácido úrico. Por isso, coloque essas duas colheres da erva picada dentro de uma xícara com água fervente e cubra com pano de prato para fazer o processo de infusão.
Sendo assim, basta esperar esfriar, coar e beber até duas xícaras desse chá de filipêndula por dia para obter resultados mais rápidos durante o tratamento. No entanto, saiba que é sempre bom consultar um médico antes de começar quaisquer métodos caseiros, pois todas as doenças citadas necessitam de medicação específica.
Efeitos colaterais do chá de filipêndula
Pessoas que tenham hipersensibilidade à aspirina não devem consumir o chá de filipêndula, já que ele poderia desencadear uma série de reações alérgicas. Além disso, quem sofre de asma deve estar atento para evitar complicações.