Mesmo não precisando de motivos para apreciarmos um bom vinho, separamos alguns benefícios que uma única taça pode nos proporcionar. Muitos estudos indicam que o consumo moderado pode ajudar na longevidade, proteção a certos tipos de câncer, melhora da saúde mental e saúde do coração.
Um estudo realizado pela The University of New South Wales na Austrália, por exemplo, identificou que as pessoas que têm consumo baixo ou moderado de vinho foram as com menores taxas de mortalidade. Além disso, o Instituto Central de Saúde Mental de Mannheim, na Alemanha, revelou que os idosos consumidores da bebida têm menos 40% de chances de desenvolver Alzheimer.
Benefícios do vinho
- O vinho pode exercer ações benéficas significativas no sistema cardiovascular. Principalmente pelo aumento do colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade) e inibição da oxidação de partículas de LDL (lipoproteínas de baixa densidade).
- O consumo moderado de vinho pode proteger contra doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão, distúrbios neurológicos como demência, deterioração cognitiva e acidente vascular cerebral, melhorando a circulação cerebral.
- Com capacidade anti-inflamatória, antialérgica e anticancerígena e problemas trombóticos. Atua também na redução do estresse oxidativo.
- Por meio de mecanismos antioxidantes, reguladores de lipídios e anti-inflamatórios, o vinho por conter alto teor de potássio, exerce função diurética, colaborando para a redução de até 60% do risco de formação de cálculos urinários.
- Veja mais benefícios do vinho tinto aqui.
Vinho diminui ansiedade e depressão
De acordo com novo estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, o composto resveratrol encontrado na pele e na semente das uvas mais escuras é capaz de inibir a enzima causadora de distúrbios emocionais no cérebro. Diminuindo, assim, sintomas de ansiedade e depressão.
Uma equipe de pesquisadores espanhóis relatou uma taxa de 32% menos casos de depressão entre os consumidores de vinho tinto.
Além disso, os efeitos saudáveis do vinho são reforçados por uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.