Uma estratégia de investimento de longo prazo é aquela que envolve manter investimentos por mais de um ano inteiro. Essa estratégia inclui manter ativos como títulos, ações, fundos negociados em bolsa (ETFs) , fundos mútuos e muito mais. Indivíduos que adotam uma abordagem de longo prazo exigem disciplina e paciência, porque os investidores devem ser capazes de assumir uma certa quantidade de risco enquanto esperam por recompensas mais altas no futuro.
Em um ambiente de taxas de juros baixas , os investidores podem ficar tentados a se interessar por ações para aumentar os retornos de curto prazo, mas faz mais sentido – e paga retornos gerais mais altos – manter as ações no longo prazo. Além disso, os investidores historicamente experimentaram uma taxa muito maior de sucesso a longo prazo.
Retornos à longo prazo
O termo classe de ativos refere-se a uma categoria específica de investimentos. Eles compartilham as mesmas características e qualidades, como ativos de renda fixa (títulos) ou ações, que são comumente chamados de ações. A classe de ativos que é melhor para você depende de vários fatores, incluindo sua idade, perfil de risco e tolerância, objetivos de investimento e a quantidade de capital que você possui.
Se observarmos várias décadas de retornos de classes de ativos , descobriremos que as ações geralmente superam quase todas as outras classes de ativos.
Os mercados emergentes têm alguns dos maiores potenciais de retorno nos mercados de ações, mas também carregam o mais alto grau de risco. Essa classe historicamente obteve altos retornos médios anuais, mas as flutuações de curto prazo impactaram seu desempenho.
Ações com dividendos
Os dividendos são lucros corporativos distribuídos por empresas com histórico de sucesso. Estes tendem a ser blue chips ou ações defensivas. Ações defensivas são empresas que se saem bem, independentemente do desempenho da economia ou de quando o mercado de ações cai.
Essas empresas pagam dividendos regulares — geralmente a cada trimestre — aos acionistas qualificados, o que significa que você pode compartilhar seu sucesso. Embora possa ser tentador descontá-los, há uma boa razão pela qual você deve reinvestir os dividendos nas empresas que realmente os pagam.
Se você possui títulos ou fundos mútuos , saberá como os juros compostos afetam seus investimentos. Juros compostos são quaisquer juros calculados sobre o saldo principal de sua carteira de ações e quaisquer juros anteriores que você ganhou. Isso significa que quaisquer juros (ou dividendos) que sua carteira de ações acumular se acumulam ao longo do tempo, aumentando assim o valor de sua conta no longo prazo.
Passe pela oscilação do mercado de ações
As ações são consideradas investimentos de longo prazo. Isso ocorre, em parte, porque não é incomum que as ações caiam de 10% a 20% ou mais em valor em um curto período de tempo. Os investidores têm a oportunidade de superar alguns desses altos e baixos durante um período de muitos anos ou mesmo décadas para gerar um retorno melhor a longo prazo.
Embora os resultados passados não sejam garantia de retornos futuros, isso sugere que o investimento de longo prazo em ações geralmente produz resultados positivos, se houver tempo suficiente.