Para que você saiba quais os benefícios da tanchagem e veja como utilizar a planta no seu dia a dia, hoje aqui no Brasil 123, trouxemos muitas dicas e informações para você! Sendo assim, não deixe de ler até o final e confira tudinho sobre essa erva incrível, fácil de encontrar e cujo uso traz inúmeras vantagens!
Saiba mais sobre a tanchagem:
A tanchagem (Plantago major) é uma planta nativa da Europa e que se adaptou muito bem ao clima do Brasil, principalmente à região Sul. Ele é perene, nasce e cresce rente ao chão, não possui caule. Entretanto, seus pendões podem chegar a 40 cm de altura.
Encontrar a tanchagem na natureza não é difícil, se você souber onde e o que procurar. Mas ela também é vendida em empórios, floriculturas, feiras e até na internet.
Quais os benefícios da tanchagem?
Dentre as principais propriedades medicinais da tanchagem, estão, por exemplo:
- Antioxidantes;
- Anti-inflamatórias e cicatrizantes;
- Antimicrobianas;
- Expectorantes:
- Anticancerígenas;
- Desintoxicantes;
- Depurativas e diuréticas;
- Antiespasmódicas e analgésicas;
- Descongestionantes.
- Laxantes, em se tratando de suas sementes.
Dessa forma, podemos utilizar essa planta e aproveitar os benefícios da tanchagem em:
- Prevenção ao aparecimento de úlceras gástricas;
- Cicatrização de feridas abertas;
- Controle do diabetes;
- Combate às infecções microbianas;
- Prevenção ao envelhecimento precoce a aos radicais livres;
- Auxílio na eliminação da retenção de líquidos.
Como utilizar a tanchagem?
Você pode fazer um chá com a tanchagem, fervendo suas folhas com água, e ministrá-lo para ajudar no tratamento de gripes e resfriados comuns e problemas respiratórios. Afinal, um dos benefícios da tanchagem é que ela possui polissacarídeos, responsáveis por eliminar vários tipos de vírus e bactérias.
Além disso, o chá de tanchagem ajuda a fluidificar o muco acumulado nos brônquios e pulmões durante crises respiratórias e, assim, alivia a tosse.
Outra forma de aproveitar os benefícios da tanchagem é fazer gargarejo com o chá dela para tratar inflamações na garganta, gengivites, aftas e outros problemas assim.
Para cicatrizar feridas usando a tanchagem, você pode macerar as folhas e aplicá-las diretamente sobre o ferimento. Ou, ainda, aplicar compressas de gaze embebido no chá da planta.
Benefícios da tanchagem nos tratamentos de beleza:
Como vimos, além de possuir muitos poderes medicinais, a tanchagem também combate os radicais livres. Além disso, ela ajuda a eliminar inchaços corporais causados pela retenção de líquidos.
Sendo assim, você pode aproveitar os benefícios da tanchagem e incorporá-la à sua rotina de beleza. Para isso, você pode:
- Ferver as folhas da planta ou deixá-las sob infusão por alguns minutos;
- Retirar as folhas já cozidas e usá-las para fazer compressas sobre os olhos. Afinal, as propriedades antioxidantes da tanchagem dão viço à face, reduzem as olheiras, melhoram a aparência dos poros e equilibram o pH da pele;
- Já o chá, propriamente dito, você pode usar para tomar, para aproveitar o seu efeito detox;
- Você pode, ainda, aplicar o chá com um algodão sobre a pele do rosto ou simplesmente usá-lo para lavá-lo.
Viu só, como são inúmeros os benefícios da tanchagem? Então, agora que você já sabe quais são e como utilizar essa planta maravilhosa, não perca mais tempo! Portanto, comece a usufruir da tanchagem agora mesmo!