A hortelã, conhecida cientificamente como mentha spicata, é considerada uma planta aromática e medicinal, tendo em vista que apresenta propriedades que auxiliam nos problemas digestivos, como enjoos, vômitos, má digestão, entre outros. E, de quebra, apresenta efeitos calmantes e expectorantes. A hortelã é uma folha que encontramos de dois tipos, chamamos popularmente de hortelã “miúda” e hortelã “grossa”.
Veja onde podemos inserir a hortelã
- Chás
- Sucos de abacaxi
- Molho de ricota
- Salada de folhosos
Benefícios
A hortelã possui antioxidantes fortes, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Se ingerida ou somente inalada, a hortelã traz muitos benefícios. Segundo estudo da University of Maryland, nos EUA, a hortelã possui, ainda, poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios. Além disso, ela:
- Ajuda no emagrecimento
- Auxilia em gripes e resfriados
- Modulação intestinal
- Alivia a síndrome do intestino irritado
- Auxilia a respiração
- Melhora a saúde bucal
- Evita coceira e irritações na pele
- Alivia a dor
- Melhora a memória
- Previne o câncer
A hortelã não é uma erva complicada de encontrar e nem de plantar; você pode achá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa.
Gostou do artigo sobre a hortelã? Deixe o seu comentário.
TEM ALGUMA DIFERENÇA DE SER MIÚDA OU GRAÚDA ? JA VI RECEITAS OU DETERMINADOS CHÁS QUE ESPECIFICAM O TAMANHO. A MAIORIA SÃO DE FOLHAS DA HORTELÃ MIÚDA. POR ISSO NESSA DÚVIDA. PODEM ESCLARECER?. FAZ O MESMO EFEITO?
claudette.ma41@gmail.com