A castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é uma excelente aliada da saúde. Este fruto seco pode ser incluído nos lanches e nas saladas, pode ser consumido na forma de manteiga ou como ingrediente em outros preparos, devendo ser consumido em pequenas porções devido ao seu alto teor calórico.
Além disso, a castanha-de-caju é uma oleaginosa que possui gorduras que são capazes de ajudar a controlar os níveis de colesterol. Por exemplo, reduzindo o LDL (o colesterol ruim) e aumentando o HDL (o colesterol bom).
Conheça alguns dos benefícios da ingestão da castanha-de-caju
- Primeiramente, é rica em propriedades antioxidantes que protegem contra os radicais livres e combatem o envelhecimento precoce;⠀
- É fonte de gorduras boas, como o Ômega 3, essencial à saúde cerebral e à memória;⠀
- Possui em sua composição minerais como Magnésio, Cobre, Potássio, Zinco, além de vitaminas como as do complexo B, que causam saciedade e melhoram o humor, a imunidade e o bem-estar;
- Previne doenças cardiovasculares (além de fazer bem pro coração);
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora o desempenho muscular;
- Favorece a estrutura óssea;
- Por fim, faz bem pra saúde da pele, cabelo e unhas.
É uma ótima opção de lanche saudável e complemento de pratos e saladas. Mas ATENÇÃO: existe recomendação diária do consumo de castanha-de-caju, em torno de 10 a 30 gramas. Lembre-se: verifique com seu nutricionista para melhor auxiliar na inclusão da castanha na sua alimentação.
Castanha-de-caju x castanha-do-pará
A castanha-do-pará tem como vantagem ser fonte de selênio e conter uma maior quantidade de fibras, cálcio e magnésio. No entanto, a castanha-de-caju é menos calórica e tem mais proteínas. Entretanto, quando comparadas, apesar de a de caju ter mais proteínas, ferro e ser menos calórica, a do Pará ganha a disputa, já que tem mais fibras e minerais como cálcio e magnésio, além de selênio e vitamina.
Por fim, veja também: Palha italiana vegana: fácil e igualmente deliciosa, confira.